Minas de Angola
Minas de Angola

PROJECTO DE FOSTATO DA MINBOS RESOURCES EM CABINDA SERÁ INAUGURADO JÁ NO PRÓXIMO MÊS

O Projecto de Fosfato de Cabinda da multinacional australiana Minbos Resources Ltd será inaugurado em Abril, no quadro das Jornadas Técnicas e Científicas do Dia do Trabalhador Mineiro, que ocorrem de 15 a 27 de Abril.

Com o mote "A Revolução e Perspectivas da Actividade Mineira em Angola", as jornadas do trabalhador mineiro este ano contempla uma série de actividades nas províncias do Huambo, Lunda Norte, Cabinda e Luanda.

A par do Projecto de Fosfato de Cabinda, com previsão de ser inaugurado no dia 27 de Abril, o programa do MIREMPET, a que o Minas de Angola teve acesso, prevê também a inauguração da central de escolha do Projecto diamantífero Somiluana.

O projecto fosfático de Cabinda resulta da licença de concessão que a empresa obteve em 2021 para a exploração de fosfatos no depósito de Cacáta (Cabinda), região que faz uma grande bacia com o Mongo Tando, Chivovo e Chibuete, cujas reservas totais atingem 391,3 milhões de toneladas de fosforitos, com um teor médio de fósforo de 9,2%.   

O Cabinda Phosphate Project integra uma fábrica com capacidade de processar 187 mil toneladas/ano de fertilizantes, que vai, numa primeira fase, abastecer o mercado angolano, alimentando as regiões agrícolas, de modo a  impulsionar o agro-negócio. Assim que começar a produzir em grande escala, o fosfato será exportado para os principais mercados internacionais, disse Lindsay Reed, durante uma recente entrevista ao Minas de Angola, a ser publicada esta semana.

Além deste projecto, a Minbos Resources está envolvida também numa iniciativa de produção de amónia verde e fertilizantes, alimentada pela Usina Hidroeléctrica de Capanda, em Malanje. Tem, ainda, no portefólio os projectos Lucunga e Pedra do Feitiço, ambos no Zaire.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds