Minas de Angola
Minas de Angola

MINING EVENTOS DESAFIA EMPRESÁRIOS A ABRAÇAR A "INOVAÇÃO SUSTENTABILIDADE PARA A TRANSFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA

Arrancou ontem, em Luanda, a “3ª Conferência Empresarial & Exposição Mineira (CEEM 2024) - O Negócio Mineiro”. O certame é organizado pela Mining Eventos e reúne principais empresários, com objectivo de discutir sobre a "Inovação e Sustentabilidade: Rumo à Transformação da Indústria Mineira".

A sessão de abertura foi orientada pelo Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, através do seu represente, o consultor Mankenda Ambróise, e encerra hoje, 25 de Abril. O Negócio Mineiro está a servir como ponte para os empresários nacionais e internacionais do sector mineiro fazerem networking e a alargar a sua base de parceiros.

Para edição, a organização trouxe um leque de painelistas com vários anos de experiência no sector, com destaque para a gemóloga angolana Juranda Bernardo e o professor ganês Dauda Suleman, que partilharam a mesa de discussão sobre o tema “Desafios e Oportunidades para a indústria mineira na Era de sustentabilidade”.

O consultor do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Mankenda Ambróise, disse, na ocasião, aos participantes que Angola continua a apostar na transformação da indústria mineira e na transição energética para a atracção de investimento estrangeiro, impulsionando o crescimento económico e a transferência de tecnologia.

Com os passos dados pelo ministério nos últimos tempos foi possível atrair a confiança de grandes empresas do sector, como a “Rio Tinto, De Beers, Anglo American e Ivanhoe Mines”. O grande desafio para os empresários passa pela adopção de tecnologias inovadoras com potencial de aumentar a eficiência, reduzir os custos operacionais e melhorar a segurança no sector.

Segundo o engenheiro, a crescente preocupação com questões ambientais tem levado a indústria mineira a seguir práticas mais sustentáveis, visando reduzir os impactos negativos da actividade mineira no ambiente.

Fóruns como estes, é um espaço discussão e regular de aspectos importantes para a indústria mineira, especialmente para as empresas, considerou Sebastião Panzo, director da Bumbar Mining.

O encontro visa promover a reflexão e debate sobre a relevância da sustentabilidade no ramo, bem como o uso consciente dos recursos naturais, procurando o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação ambiental.

 O certame tem como público-alvo profissionais e especialistas da indústria, representantes de empresas do sector, gestores de recursos naturais, autoridades governamentais ligadas aos recursos minerais, académicos, estudantes universitários, representantes de organizações não-governamentais, investidores, consultores, fornecedores de tecnologia e serviços para a indústria mineira, e outros interessados no desenvolvimento sustentável e inovação na indústria mineira em Angola.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds