Minas de Angola
Minas de Angola

ROCHAS ORNAMENTAIS PASSAM A SER VENDIDAS EM TONELADAS ENTRE 50 A 120 DÓLARES

Produtores, transformadores, comerciantes e exportadores de Rochas Ornamentais do Sul de Angola passarão a exportar, a partir de Abril, rochas ornamentais em tonelada ao invés do metro cúbico.

A informação foi avançada, recentemente, pelo vice-presidente da Associação dos Produtores, Transformadores, Comercializadores e Exportadores de Rochas Ornamentais do Sul de Angola (APEPA), Elias Cipriano, durante a realização da Assembleia-geral Ordinária da APEPA, que decorreu recentemente no Lubango.

Segundo o responsável, a medida poderá evitar falsas declarações no processo. Diariamante, são exportadas dezenas do produto , através dos portos do Namibe, Lobito e Luanda, tendo como principais mercados, a China, Espanha, Portugal, Polónia e alguns países africanos.  

Cada material exportado, agora, terá um preço. A tonelada de granito preto, por exemplo, poderá custar entre 50 a 70 dólares. Para o mármore, o valor poderá variar de 100 a 120 dólares por tonelada. A tabela, segundo a fonte, citada pela Angop, já foi enviada à Administração Geral Tributária e os governos provinciais para controlo.

Estes valores são 50 por cento superiores, se comparados com preço praticado anteriormente. Doravante, haverá uma pauta mínima para o subsector, para regularizar o valor das vendas no mercado externo e o Estado poderá arrecadar mais divisas com a área.

“Anteriormente algumas empresas não eram claras e honestas na declaração das quantidades que exportavam e a alteração de metros cúbicos por tonelada vem para acudir essa situação e criar uma barreira para que a situação não aconteça”, reforçou.

A baixa no ramo imobiliário, devido à situação do mercado, provocou altas taxas portuárias, a falta de celeridade na obtenção de documentos, a questão da energia e água da rede pública nas minas, a fraca capacidade de transporte do Caminhos de Ferro de Moçâmedes.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds