Minas de Angola
Minas de Angola

ENDIAMA E DE BEERS ASSINAM NOVO ACORDO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE DIAMANTES NO PAÍS

O acordo tem como prioridade o aumento da produção de diamantes, o crescimento da extracção de diamantes aluviais e a melhoria das oportunidades de desenvolvimento social em benefício dos angolanos.

Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRN), Endiama e Sodiam assinaram um Memorando Estratégico de Entendimento (MOU) com a multinacional De Beers para o aumento e promoção do sector diamantífero no País.

Rubricado à margem do Mining Indaba 2024, que decorreu de 5 a 8 de Fevereiro na Cidade do Cabo, África do Sul, este memorando surge dois anos depois dos dois contratos de investimento que a multinacional assinou em 2022 com o governo angolano.

O novo acordo abrange quatro áreas principais, começando pela “revisão de uma série de depósitos de kimberlitos existentes para reavaliar a sua atractividade económica através da potencial aplicação de novas tecnologias, e a identificação de oportunidades para fazer crescer o sector da extracção de diamantes aluviais em Angola, considerando a aplicação das soluções e aprendizagens da De Beers na promoção da transparência e rastreabilidade da produção de diamantes neste sector”.

Para Al Cook, presidente do conselho executivo da De Beers, “Angola continua a dar o exemplo como um país que reformou o seu panorama através de uma maior transparência, da adopção das melhores práticas internacionalmente reconhecidas e de um ambiente de investimento favorável aos negócios”, considerou.

O memorando propõe um trabalho conjunto para promover os diamantes angolanos e um ambiente que permita que todas as partes da cadeia de valor dos diamantes se estabeleçam ou reforcem em Angola, e identificar oportunidades para desenvolver a capacidade da comunidade local para adoptar abordagens melhoradas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social, tirando partido do quadro de sustentabilidade Building Forever do Grupo De Beers sempre que possível.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds