Minas de Angola
Minas de Angola

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS RECURSOS MINERAIS DESAFIA EMPRESÁRIOS ANGOLANOS A FAZER NEGÓCIO NO SECTOR

Com as ocorrências de minerais de alto valor comercial, como diamante, ouro, prata, rochas ornamentais, metais ferrosos e não ferrosos, Angola pode transformar-se num país próspero, aproveitando a experiência das empresas internacionais. Mas, para que isso aconteça, caberá aos angolanos assumir o papel central, defende o secretário de Estado para os Recursos Minerais.

Jânio Correia Victor falava, em Luanda, à margem da cerimónia de encerramento das “Jornadas Técnicas e Científicas do "Dia do Trabalhador Mineiro”, que arrancou no dia 15 deste mês, sob mote "Evolução e Perspectivas da Actividade Mineira em Angola”.

Na ocasião, o dirigente desafiou os empresários e empreendedores angolanos a terem maior perspicácia e interesse em investir nos vários segmentos do sector mineiro, para melhor se tirar proveito das suas potencialidades e melhorar o ambiente de negócios do país.

Até agora, o Ministério concedeu 558 títulos de exploração, na sua maioria a projectos de exploração de rochas ornamentais, diamantes, mármores, calcário e ouro. Catalogou 102 projectos de granitos, como rochas ornamentais, 78 de diamantes, 27 de mármore, seis de calcário, 11 de ouro, nove de quartzo, cinco de argila, oito de gesso e quatro de minério de ferro.

Conta actualmente com 28 mil trabalhadores, dos quais 10% são mulheres, ou seja, em cada 100 homens na indústria mineira há pelo menos 10 mulheres. O ministério, segundo o governante, tem garantido condições para que os cidadãos nacionais sejam os principais actores no processo de desenvolvimento económico.

A confirmação de depósitos de ouro, fosfato, calcário e outros minerais estratégicos, disse, constitui um dos indicadores plausíveis de que há toda a necessidade de haver maior entrosamento entre os empresários nas diversas especialidades porque representam recursos com cadeia de valor muito ampla.

" Se os nossos empresários e jovens empreendedores tiverem em conta que o Executivo está a gizar os programas com a finalidade de os potenciar, teremos, a breve trecho, a sua presença cada vez mais expressiva no sector mineiro", comentou Jânio Correia.

Instituída a 27 de Abril de 1985, o “Dia do Trabalhador Mineiro”, este ano ficou marcada com um conjunto de actividades em Cabinda, Luanda, Huambo, Lunda-Norte e Huíla, além da gala do “Prémio Catoca de Jornalismo; a inauguração da nova central de escolha do projecto Samiluana, na Lunda-Norte, o lançamento de um livro sobre "O Direito Mineiro", competição de xadrez e uma maratona de ciclismo.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds