Minas de Angola
Minas de Angola

MINISTÉRIO FAZ BALANÇO “POSITIVO” DO ANO 2023 E LANÇA PERSPECTIVAS PARA 2024  

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou "positivo" o balanço das actividades que desenvolveu ao longo de 2023, perspectivando um 2024 promissor para a indústria dos agro-minerais.

De acordo com o ministro Azevedo, o ano de 2024 poderá ser significativo, no que concerne ao aproveitamento dos agro-minerais para o fomento da actividade agrícola. Para isso, serão concluídos dois importantes projectos: o de exploração de fosfato de Cácata e o de produção de fertilizantes granulados de rocha fosfatado, em Cabinda.

Diamantino Azevedo, que apresentou recentemente as realizações do ano transacto, lançando as perspectivas para 2014, destacou a conclusão dos projectos Yetwene (Lunda Norte) e Luele (Luaxe). A inauguração de mais uma lapidadora no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, o que totaliza 8 fábricas de lapidação, sendo 4 no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e 4 em Luanda.

No balanço do MIREMPET para 2023, realça-se a entrada em funcionamento dos projectos auríferos de Buco Zau e Lufo (Cabinda). No domínio do minério de ferro, foi possível colocar em funcinamento a fábrica de ferro gusa, da companhia siderúrgica do Cuchi, Cuando- Cubango.

Em 2023, o ministério acompanhou o prosseguimento dos trabalhos para a conclusão das obras das instalações provisórias da Bolsa de Diamantes de Angola; a continuidade ao acompanhamento e fiscalização dos projectos de prospecção e exploração dos minerais de cobre, nióbio, manganês, fosfato, lítio, terras raras, bem como o da construção da refinaria de ouro em Luanda.

Em termos de perspectivas para 2024, o ministério promete continuar a promover o potencial geológico-mineiro do país, para aumentar a atracção e captação do investimento por via da melhoria do ambiente de negócio, visando garantir o aumento sustentável da actividade de prospecção, exploração e beneficiamento de recursos minerais.

Em relação aos outros recursos, este ano, o Mirempet vai fomentar mais projectos de prospecção e exploração, apoiando os produtores a aumentar a produção de ouro, de metais ferrosos, a iniciar projectos de cobre e de outros metais não ferrosos, bem como a assegurar o aproveitamento de recursos minerais não metálicos, nomeadamente, fosfatos e potássio para a produção de fertilizantes, e calcários para a correcção dos solos.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds