Minas de Angola
Minas de Angola

AUTORIDADES NAMIBIANAS RECUPERAM MAIS DE MIL PEDRAS DE DIAMANTES ANGOLANOS

As autoridades namibianas encontraram mais de mil pedras de diamantes em posse de um suposto cidadão angolano, que procurava por compradores naquele país.

O homem de 43 anos, identificado por Venâncio Chipopa, foi multado a pagar 100 mil dólares pelo Tribunal Judicial de Ondangwa, na passada terça-feira (7) por posse de 1 365 diamantes brutos.

O caso remonta de Novembro de 2018, mas só conheceu o final na semana passada. Venâncio Chipopa havia sido apanhado no quarto do hotel em que se hospedera, em Ondangwa, em posse de 1 365 pedras de diamantes, avaliadas em mais de 900 mil dólares.

Em tribunal, Chipopa, que é pai de dois filhos, alegou que tinha permissão para minerar em Angola, dizendo que, até 2017, o governo permitia que as pessoas formassem pequenos grupos e minerassem certas áreas, fazendo menção à operação transparência.

No entanto, o procurador disse que os diamantes são um dos recursos que o Legislativo precisa proteger e que o acusado escolheu a Namíbia como destino. “O acusado não foi enganado para trazer os diamantes para a Namíbia. Não se traz 1 300 diamantes à procura de investidores, sem documentos que indiquem a capacidade de mineração da área e assim por diante", acusou.

Chipopa foi considerado culpado de negociar diamantes brutos, condenado a pagar uma multa no valor de 100 mil dólares, ou 10 anos de prisão, sendo os diamantes também confiscados pelo Estado namibiano.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds