Minas de Angola
Minas de Angola

LANÇADO UM NOVO PROJECTO DE MAPEAMENTO DE RECURSOS MINERAIS EM ÁFRICA

A Instituição Financeira de Desenvolvimento Multilateral Pan-Africana “AFC”e a Xcalibur Multiphysics, com sede em Espanha, lançaram, recentemente, um projecto que permitirá mapear, desenvolver e co-financiar sector dos recursos naturais para estimular o fornecimento de minerais e matérias-primas críticas em África.

A prioridade da parceria será localizar e identificar minerais de foco, bem como matérias-primas preciosas, básicas e críticas, incluindo ouro, diamantes, bauxita, manganês, cobre, cobalto, grafite, lítio e elementos de terras raras.

Com isso, os países africanos terão acesso a dados geológicos melhorados, o que os permitira reduzir o risco dos investimentos no sector, criar empregos, desbloquear o valor dos recursos minerais e apoiar uma transição energética mais justa, lê-se num comunicado da Africa Finance Cooporation, citado pela Zawya.

O acordo refere que a Xcalibur poderá liderar o fornecimento de conhecimentos técnicos e o mapeamento, enquanto a AFC terá como responsabilidade identificar e implementar soluções de investimento e financiamento para projectos aprovados.

 

Com experiência comprovada no sector, a Xcalibur já executou programas de mapeamento de alta resolução em larga escala, levando a um inventário de mais de 50 milhões de quilômetros de linha de dados adquiridos na África e no mundo. A Africa Finance Corporation vem desenvolvendo experiência multilateral pan-africana desde 2007 em estados soberanos africanos, fornecendo soluções pragmáticas para o défice de infraestruturas no continente berço.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds