Minas de Angola

Descoberta de petróleo na Namíbia: lições que podem ser extraídas da mineração de diamantes

A Shell confirmou a descoberta de petróleo leve no poço Graff-1 na costa da Namíbia no início de fevereiro, que marcou a primeira descoberta de petróleo para o país do sul da África. O poço Graff-1 foi perfurado a uma profundidade total de 5.376 metros em lâmina d'água de aproximadamente 2.000 metros.

Espera-se que a perfuração adicional na área da licença de exploração de petróleo (PEL) 0039 comece no final de 2022. O PEL 0039 cobre aproximadamente 12.000 km² em águas profundas ao largo da Namíbia. "Os resultados de nosso poço de exploração são encorajadores, estabelecendo a presença de um sistema de petróleo em funcionamento com óleo leve", disse um porta-voz não identificado da Shell, citado pela S&P Global Platts. “Continuaremos avaliando os dados e conduzindo mais atividades de exploração para determinar a extensão do sistema e quanto dos hidrocarbonetos podem ser recuperados”. Extensas análises laboratoriais estavam sendo conduzidas para entender a qualidade do reservatório e as vazões potenciais. A Shell fez uma segunda descoberta na Orange Basin no prospecto La Rona-1 no mês passado, onde o poço confirmou o pagamento de hidrocarbonetos em vários níveis. “A execução segura e bem-sucedida desses poços de exploração consecutivos em um curto período de tempo é uma prova do forte desempenho desta parceria”, disse o vice-presidente executivo de exploração da empresa, Marc Gerrits. A Shell é a Operadora do PEL 0039 com 45% de participação, juntamente com QatarEnergy (45%) e NAMCOR (10%). A empresa francesa TotalEnergies também anunciou no final de fevereiro deste ano que descobriu petróleo leve com gás associado no prospecto Vênus, localizado no bloco 2913B (PEL 56) na Bacia de Orange, no sul da Namíbia. O poço Venus 1-x, considerado significativo, foi perfurado a uma profundidade total de 6.296 metros, pelo navio-sonda Maersk Voyager, e encontrou um reservatório de arenito leve e de alta qualidade do Cretáceo Inferior.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds