Minas de Angola
Minas de Angola

ANGOLA ESTÁ A IMPLEMENTAR CADASTRO MINEIRO CENTRALIZADO: LICENÇAS PARA DIREITOS MINEIROS PODERÃO SER CONSULTADAS ONLINE

“Já começámos a implementar desde Janeiro deste ano.Temos um cronograma de implementação e dizemos que até Janeiro de 2025 teremos tudo no ar”, adiantou uma fonte do ministério ligada ao processo.

Dos países da SADC como Congo, Zâmbia, Namíbia, África do Sul, Botswana ou Zimbaué, ricos em recursos minerais, Angola é o único que ainda não centralizou o seu cadastro mineiro, apurou o Minas de Angola.

O cadastro mineiro existe, só que não está centralizado, o que quer dizer que, as informações não estão sincronizadas, ou seja, um computador tem uma informação e o outro uma outra diferente. Isto, muitas vezes, faz com que o processo de atribuição de direitos mineiros seja demoroso.

“O objectivo é trazer mais transparência. Tendo em conta que nós adrimos à Iniciativa de Transparência da Indústria Extractiva, entre nós existe a transparência, mas como provar aquem está fora. Então, devemos implentar ferramentas como o cadastrato mineiro”, reforçou a fonte.

Este problema poderá estar resolvido a partir do próximo ano, porque o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás está a trabalhar nisso, revelou ao Minas de Angola uma fonte ligada ao processo, quando questionada sobre o assunto.

“Já estamos a implementar. Passamos por um processo de avaliação desde 2021. Sua Ex. ª Sr. ministro, por Despacho Ministerial, criou um grupo de trabalho para melhorar o licenciamento de cadastro mineiro. Nós trabalhamos até o final de 2022, idealizamos o cadastro electrónico do país. Depois passamos por um processo de identificar o financiamento para o implementar e, felimzmente, o ano passado conseguimos esse financiamento, a empresa que ganhou foi uma sul- africana, que representa uma empresa americana”, informou.

Segundo explicações técnicas, o cadastro mineiro centralizado permite investidores acompanharem instantaneamente os processos de solicitação de licenças de direitos mineiros, tal como acontece com o pedido de visto em alguns países.

Apostar em cadastro mineiro centralizado e online aumenta sentimento de transaparência dos operadores mineiros e dos requerentes dos direitos mineiros.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds