Minas de Angola
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PORTO DO LOBITO FAZ PRIMEIRAS EXPORTAÇÕES DE COBRE PARA OS ESTADOS UNIDOS

O primeiro carregamento de cobre, com destino aos Estados Unidos, partiu esta semana do Porto do Lobito, transportado pelo navio MSC SAMU, marcando a estreia das exportações para a América desde que a Lobito Atlantic Railway (LAR) assumiu a concessão do Corredor do Lobito em Janeiro deste ano.

A carga de cátodos de cobre com destino a Baltimore chegou ao Lobito no dia 19 de Agosto num comboio operado pela LAR, a partir de Kolwezi (RDC).

O embarque, segundo o Presidente do Conselho de Administração da LAR, Francisco Franca, evidencia a crescente oferta de serviços por parte das companhias marítimas internacionais ao Porto do Lobito, facto que, segundo o responsável, poderá alavancar o desenvolvimento crescente das operações e dos envios regulares de matérias-primas do LAR para a Europa e América.

Isto acontece poucos meses depois de outros envios de cobre para portos na Europa e no Extremo Oriente, desde que a LAR assumiu a concessão do Corredor do Lobito, em Janeiro deste ano. 

Sobre a LAR – Lobito Atlantic Railway 

Foi atribuída uma concessão de 30 anos à joint-venture do consórcio LAR - Lobito Atlantic Railway, composto pela Trafigura, líder do mercado na indústria global de commodities, Mota-Engil, empresa internacional de construção e gestão de infraestruturas, e Vecturis SA, operador ferroviário independente. 

Desde Janeiro de 2024 que a LAR opera, gere e mantém a linha ferroviária que se estende por 1.300 km em Angola, entre o Porto do Lobito e o Luau, no Leste, e que faz a ligação com a rede ferroviária gerida pela Sociedade Ferroviária Nacional do Congo (SNCC) na República Democrática do Congo até Kolwezi, o coração do Cinturão do Cobre. 

A LAR explora também o Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito, que faz a ligação à linha férrea, o que proporciona um serviço mais rápido e eficiente num dos portos mais descongestionados da costa atlântica. 

A LAR emprega actualmente mais de 650 colaboradores, divididos entre a Administração da empresa e as operações ferroviárias e portuárias. Estes trabalhadores são maioritariamente provenientes dos CFB - Caminhos de Ferro de Benguela e do Porto do Lobito, e prevê-se que cresçam significativamente em número devido ao aumento da actividade da concessionária. 

Esta ferrovia possibilitou a existência e o funcionamento de uma rota ocidental mais rápida para o transporte de minerais e metais produzidos no Cinturão de Cobre Congolês. A linha ferroviária modernizada ajudará também a trazer bens e recursos vitais para a região e apoiará o desenvolvimento empresarial e a actividade comercial ao longo do percurso. 

O consórcio LAR é o concessionário da exploração, gestão e manutenção do Corredor Ferroviário do Lobito, que liga Angola à República Democrática do Congo. Está em curso um estudo de pré-viabilidade separado, apoiado pelos EUA e pela UE, para a extensão da linha férrea do Lobito até ao Norte da Zâmbia.

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A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

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