Minas de Angola
Minas de Angola

EXECUTIVO PERSPECTIVA AUMENTO DA PRODUÇÃO DE DIAMANTES

Prespectivas sobre o aumento da produção de diamantes, através do desenvolvimento de novos projectos de grande dimensão e o fomento de outros de natureza semi-industrial que poderão ser impulsionados por empresários angolanos. O Presidente da República, João Lourenço, declarou, este sábado, 15, durante a cerimónia de abertura do ano Parlamentar da IV Legislatura, na Assembleia Nacional, que o Executivo angolano perspectiva aumentar consideravelmente a produção de diamantes, através do desenvolvimento de novos projectos de grande dimensão e o fomento de outros de natureza semi-industrial que poderão ser impulsionados por empresários angolanos. "Neste mandato, pretende-se também aumentar a percentagem de diamantes lapidados com a construção de mais fábricas no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo” informou o Presidente.

Na ocasião, o Chefe de Estado disse que, com base no aumento do conhecimento geológico do país e da capacidade laboratorial e tecnológica estabelecidos no seu mandato anterior, foi possível tornar o Sector Mineiro mais atraente e trazer ao país três grandes empresas mineiras do mundo - a Angloamerican, a Rio Tinto e a De Beers -, para desenvolverem a actividade de prospecção e exploração de diamante, cobre, metais ferrosos e não ferrosos. "O Sector dos Recursos Minerais continuará igualmente a promover a captação de novos investimentos, visando impulsionar a actividade de prospecção e pesquisa de vários minerais, como elementos de terras raras, ferro, cobre, nióbio, lítio e manganês, com o propósito de garantir o aumento das reservas minerais que suportam a continuidade da actividade extractiva”, garantiu. O Presidente destacou também no seu discurso o início da produção de ouro e a previsão do seu incremento com a construção da primeira refinaria de ouro em Angola, já registado o lançamento da primeira pedra para o efeito. O Chefe de Estado considerou ainda que, para os próximos anos, será importante assegurar o aproveitamento de recursos minerais não metálicos para a sua utilização na actividade agrícola, nomeadamente fosfatos, calcário e outros agrominerais usados na correcção de solos para a redução da acidez e o aumento da produção de alimentos básicos de consumo, mediante o fomento da actividade agrícola conducente à melhoria da segurança alimentar e ao combate à pobreza. Considerando que as províncias do Namibe, Huíla e Cunene já exploram em grande escala rochas ornamentais, segundo o Titular do Poder Executivo "o Executivo vai implementar um Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais no Namibe, onde serão construídas fábricas de transformação destes recursos em produtos finais”. João Lourenço destacou também o facto de Angola ter sido admitida como membro do Comité Internacional da Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE), cujo objectivoestá centrado em continuar a promover a boa governação e consequentemente melhorar a transparência na gestão das receitas provenientes destas indústrias. "Nos próximos anos vamos consolidar a nossa adesão a esta organização através da implementação dos princípios e das normas desta instituição”,

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds