Minas de Angola
Minas de Angola

RDC REJEITA VENDER MINERADORA DE COBALTO CHEMAF AOS CHINESES

A Gecamines, mineradora estatal da República Democrática do Congo, rejeitou vender a Chemaf e seus activos congoleses à chinesa Norin Mining.

Após ter dito na semana passada que concordava em vender seus activos a China North Industries Corp (Norinco), apoiada pelo Estado chinês, o conselho votou contra  a venda dos activos estatais da mineradora.

A Gecamines soube do acordo pela imprensa, e o seu conselho de administração rejeitou a transação por unanimidade, disse a empresa num comunicado.

A venda teria acontecido para liquidar dívidas da Chemaf a Trafigura. Que em 2022 concedeu um empréstimo de US$ 600 milhões para a Chemaf para financiar o desenvolvimento do prpojecto Mutoshi e a actualização de sua operação de cobre e cobalto Etoile existente

A mineradora de cobre e cobalto Chemaf foi colocada à venda no ano passado devido a uma crise de caixa. A situação dificultava a expansão dos seus projectos Etoile e Mutoshi na RDC, especialmente com a queda nos preços do cobalto.

A decisão da Chemaf de se colocar à venda seguiu-se a um alívio concedido por um tribunal congolês que exigiu que a empresa-mãe “tomasse medidas activas para lidar com as obrigações financeiras pendentes” da unidade local. A venda proposta para a Norin Mining “fornecerá o capital para financiar a conclusão” dos projetos Mutoshi e Etoile.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds