Minas de Angola
Minas de Angola

JORNALISTA JOÃO MARCOS PONTES VENCE II.º EDIÇÃO DO PRÉMIO CATOCA DE JORNALISMO

O jornalista João Marques Pontes, do Novo Jornal, destacado na província de Benguela, foi o grande vencedor da segunda edição do Prémio Catoca de Jornalismo, com uma reportagem sobre a orla marítima  angolana.

O anúncio foi feito na  noite, em Luanda, durante a gala de premiação. A reportagem de João Marques Pontes faz um retrato sobre a pesca não declarada e não autorizada, que se vai registando nos últimos dias um pouco por toda orla marítima do país.

Nesta segunda edição do prémio, a organização recebeu mais de mil candidaturas mas, apenas 109 foram apuradas, tendo sido distinguidos oito vencedores em sete categorias.Mauro Guilherme, da Rádio Ecclésia, destacado na Lunda-Norte, conquistou a categoria Jornalista do Leste.

A maioria das candidaturas não foram consideradas, por não observarem os aspectos deontológicos e por violarem os princípios do contraditório, justificou o presidente do corpo de júri, Teixeira Cândido.

Além dos dois profissionais, foram também distinguidos os jornalistas da Televisão Pública de Angola (TPA) Fernanda Manuel, na categoria de locução, e Boaventura João (língua nacional). Na categoria reportagem, o prémio foi atribuído aos jornalistas Álvaro Victória, do Novo Jornal, e Pedro Narciso (Jornal de Angola).

Na categoria entrevista e imagem, foram distinguidos Arimateia Baptista, da província da Huíla, na categoria de imagem, e Ezequiel Cori (entrevista), ambos do Jornal de Angola.

O Prémio Catoca de Jornalismo está avaliado em 20 milhões e 500 mil kwanzas, tendo o grande vencedor recebido três milhões e os distinguidos nas diferentes categorias receberam Kz dois milhões e 500 mil, uma estatueta e diploma.

A noite de gala viu também homenageados 22 jornalistas, entre os quais Vânia Varela, Suzana Mendes, Adérito Ferreira, Maria Stela da Silveira, entre outros.  

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds