Minas de Angola
Minas de Angola

CONGO TORNA-SE SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE COBRE DO MUNDO

A República Democrática do Congo (RDC) tornou-se no segundo maior produtor de cobre do mundo, atrás do Chine, ultrapassando o Perú.

Apesar de dados oficiais de 2023 indicarem uma vantagem competitiva para o Congo, a nível de exportações, a RDC ainda está atrás do Peru. No ano passado, o país sul-americano conseguiu exportar 2,95 milhões de toneladas do metal, ultrapassando a sua produção anual.

No ano passado, o Congo produziu cerca de 2,84 milhões de toneladas de cobre. Congo é o maior produtor de cobre em África, uma matéria-prima utilizada em veículos eléctricos ou noutros sistemas de energia renovável.

O país da África Subsaariana é um dos maiores produtores mundiais de cobalto - um mineral utilizado para fabricar baterias de iões de lítio para veículos elétricos e outros produtos.

Para se ter uma ideia sobre a importância destes minerais, a bateria de um telemóvel, por exemplo, requer sete gramas de cobalto, a bateria média de um veículo eléctrico requer mais de 13 quilos.  Desde 2010, a procura de cobalto triplicou. E prevê-se que atinja 222 mil toneladas até 2025.

A procura crescente das “tecnologias de energia limpa” criou, nos últimos tempos, uma corrida das empresas a determinados metais, como o cobre e o cobalto, indispensáveis ao fabrico de veículos eléctricos ou telemóveis.

A expansão das minas de cobalto e cobre à escala industrial na RDC, no entanto, tem conduzido a desalojamentos forçados, através de ameaças ou intimidações à população, conta o relatório das duas organizações de defesa dos Direitos Humanos.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds