Minas de Angola
Minas de Angola

ÁFRICA: MOÇAMBIQUE ATINGE RESULTADO HISTÓRICO NA PRODUÇÃO DE OURO

Numa altura em que o quilograma de ouro ronda os 67 mil dólares (mais de 55 milhões de kwanzas), no mercado internacional, Moçambique alcançou um feito histórico em 2023 ao atingir mais de 1,6 toneladas, superando o recorde de produção de ouro.

De acordo com um relatório do Ministério da Economia e Finanças do país, com a execução orçamental de Janeiro a Dezembro do ano transacto, o país africano do Índico produziu 1.666,4 quilogramas de ouro, um aumento de 32% face aos 1.263,8 quilogramas de 2022.  

Estes dados, segundo uma nota do Governo, citada pela Lusa, estão acima do projectado para o ano passado e para 2024.

A empresa Explorator, Lda., teve um papel fundamental nessa produção, pelo facto de, numa das frentes de exploração, contar com a Mutapa Mining Processing, Lda. Por outro lado, realça-se a retoma das actividades da empresa KD Prospero.

Numa altura em que cada quilograma de ouro custa 67 mil dólares ( mais de 55 milhões de kwanzas) no mercado internacional, a produção total moçambicana representa cerca de 111,6 milhões de dólares, mais de 92, 4 mil milhões de kwanzas.  

Esse crescimento esperado resulta “do maior controlo da mineração artesanal”, mas também face ao “desempenho positivo das empresas produtoras” do país, lê-se do documento.

Tratou-se também de uma realização de 124% face ao inicialmente planeado pelo Governo moçambicano, mas também acima das projecções para este ano, que apontam para a produção de 1.583 quilogramas de ouro.

Globalmente, o Governo moçambicano espera um crescimento de 18,6% em 2024, para o sector da indústria extractiva, “que conta com o aumento da produção da maioria dos minerais com grande peso na estrutura global, nomeadamente o ouro, as areias pesadas, a grafite e o carvão térmico”.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds