Minas de Angola
Minas de Angola

MEMBROS DA WFDB MOBILIZADOS PARA APOIAR RESTRIÇÕES AOS DIAMANTES RUSSOS EM 2024

Apesar de reconhecer as consequências da medida para a indústria, a Federação Mundial das Bolsas de Diamantes (WFDB) reitera o seu apoio sobre as restrições à importação de diamantes brutos e polidos originários da Rússia.

O WFDB defende que o mecanismo a ser adoptado pelo G7 facilite o acesso dos diamantes de origem responsável aos mercados do G7 e ajude a limitar os entraves e os custos adicionais desnecessários ao comércio de diamantes.

Fundada em 1947 e com 29 membros filiados, a WFDB entende que um mecanismo de ponto de entrada único para o comércio de diamantes, obrigará as empresas de todo o mundo que pretendam comercializar diamantes polidos, no âmbito do G7 a abrir um escritório nesse ponto de entrada único.

Do mesmo modo que, argumenta, a existência de um único ponto de registo e de inspeção implicará custos adicionais em termos de tempo e de dinheiro para o comércio de diamantes.

Numa declaração feita esta segunda-feira, o Presidente da Federação Mundial das Bolsas de Diamantes, Yoram Dvash, lembrou que a WFDB representa 27 bolsas de diamantes e cerca de 30.000 membros da bolsa em todo o mundo e reitera o seu apoio aos objetivos do G7 de restringir a importação de diamantes brutos e polidos originários da Rússia.

“É possível criar um mecanismo mais eficiente e eficaz, permitindo que outros grandes centros diamantíferos que lidam com diamantes em bruto (por exemplo, Israel, Bombaim e Dubai), bem como os países produtores em África e noutros locais efectuem eles próprios a inspeção e o registo, racionalizando assim o processo e poupando custos consideráveis. Apelo aos países do G7 para que colaborem com as organizações do sector a fim de se chegar a um mecanismo mais equitativo e equilibrado".

Recorde-se que, os países do G7 divulgaram no dia 6 de Dezembro uma declaração que estabelece restrições à importação de diamantes russos a partir de 1 de Janeiro de 2024 e mais restrições a partir de 1 de Março de 2024, além de pedir um mecanismo de verificação e certificação baseado em rastreabilidade para diamantes em bruto em um único ponto de entrada no G7 até 1 de Setembro de 2024.

 Fundada em 1947, a WFDB conta actualmente com 29 membros afiliados da bolsa localizados nos principais centros de diamantes em todo o mundo. O WFDB incentiva o estabelecimento de novas bolsas de diamantes e auxilia e apoia as bolsas em seus estágios iniciais. A organização também convida membros de sectores relacionados a diamantes – como finanças, joalharia, transporte marítimo e muito mais – para se juntarem como membros associados.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds