Minas de Angola
Minas de Angola

DIAMANTES DA LULO MONOPOLIZAM LEILÃO DA SODIAM ARRECADANDO 17 MILHÕES DE USD

Quatro das 12 pedras especiais licitadas, no 8º leilão da SODIAM E.P, realizado pela Trans Atlantic Gems Sales, de 4 a 8 do corrente, renderam 17 milhões de USD para a Lucapa Diamond Company.

As pedras do tipo IIa, pesavam 41,23; 123,83; 208,78 e 235,47 quilates respectivamente.  O diamante de 235 quilates, desenterrado em Novembro último, é o segundo maior de Lulo. No entanto, a pedra de 208 quilates, recuperada em Outubro, alcançou o preço mais alto de todos os quatro diamantes. Toda a parcela custava em média US$ 28.000 por quilate.

As quatro pedras brutas de tamanho especial tiveram um peso total de 609 quilates e renderam 17 milhões de dólares, anunciou a Lucapa, que detém a mina de Lulo.

Este resultado, segundo Nick Selby, director administrativo da Lucapa, é muito encorajador, pois mais uma vez, indica claramente a força do mercado para essas pedras excepcionais, raras e de alto valor, das quais a Lulo é uma produtora consistente.

"Este é um resultado positivo para a Lucapa em um ano em que a indústria de diamantes geralmente sofreu fraqueza nos preços. Com a Índia prestes a retomar as importações de diamantes brutos e os diamantes russos potencialmente tendo um fluxo restrito para o mercado em 2024, estamos optimistas de que veremos melhorar e estabilidade nos preços dos diamantes em todos os setores do mercado no novo ano.", observou.

Conforme noticiou o Minas de Angola, das 20 pedras anunciadas inicialmente, apenas 12 foram efectivamente licitadas, tendo 08 pedras da Sociedade Mineira do Uari, sido retiradas por decisão aceitável da mina. De referir que este leilão foi realizado numa altura em que as condições macroeconómicas e a demanda no mercado internacional de diamantes são ainda de recuperação.

 O valor total líquido arrecadado da licitação foi de USD 18,2 milhões com a venda de 646,52 quilates.  

Do conjunto das 12 pedras especiais licitadas foram vendidas (08) pedras, das quais: (04) da Sociedade Mineira do Lulo, que renderam cerca de USD 17 milhões, (02) da Sociedade Mineira do Somiluana que renderam USD 843,3 Mil e (02) da Sociedade Mineira do Uari que renderam USD 289,5 milhões.

As restantes (04) pedras licitadas foram retiradas por iniciativa das Sociedades Mineiras do Chitotolo e Uari, pelo facto de as ofertas estarem muito abaixo dos preço de reserva, em cumprimento do Regulamento Técnico de Comercialização de Diamantes em vigor. Caso tivessem sido atingidos os preços de reserva, representariam uma receita adicional de USD 1,6 milhões.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds