Minas de Angola
Minas de Angola

MINISTRO ANUNCIA PARA BREVE A CONCLUSÃO DA REFINARIA DE OURO DE VIANA

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, anunciou, esta segunda-feira, a conclusão da refinaria de ouro, que está a ser erguida em Viana.  Diamanto Azevedo falava durante um workshop, que encerra amanhã, 12, sobre “ Exploração Sustentável dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás na Província do Namibe”.

O governante, que abriu seu discurso, falando sobre a política do executivo para o subsector dos recursos minerais, destacou, em linhas gerais, os desafios da diversificação da produção mineira e agregação de valor económico aos minerais extraídos.

De acordo com o ministro, o memorando rubricado entre o IGEO e o Instituto Geológico de América, bem como o contrato de o Estado angolano e o Icanhoe Group para prospecção de cobre no  moxico e Cuando Cubango, durante a  2ª edição do Angola Mining Conference, inscreve-se numa das prioridades do Plano Nacional de Minas “Planageo”.

Destacou a intenção da construção do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero no Dundo, na Lunda Norte, e a conclusão para breve da refinaria de ouro, no Pólo de Viana, sob responsabilidade da Endiama.

“ Para além dos projectos direccionados para a província do Namibe,a intenção da construnção do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero do Dundo e a conclusão em breve da refinaria de ouro”, garantiu.

O encontro do Namíbe tem como objectivo partilhar conhecimento e experiências, bem como a criação de uma plataforma de diálogo, que envolve as entidades nacionais e internacionais que actuam no sector.

O certame está voltado a empresários nacionais e estrangeiros, a academia e respresentantes da sociedade civil. Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de atender ou administrar paletras; efectuar reuniões de negócio e expor as suas empresas.

Este evento, segundo o ministério, servirá para demonstrar a importância estratégica do sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para a continuidade do crescimento económico e a diversificaçºão das exportações.

 O ciclo servirá ainda para promover a actividade de pesquisa nos blocos 27,28,29, 30 44 e 45, localizados em águas profundas das Bacia do Namibe, no âmbito da estratégias de exploração de hidrocarbonetos para o período 2020-2025.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds