Minas de Angola
Minas de Angola

GOVERNO DO ZIMBABUÉ DETERMINA: MINERADORAS TÊM ATÉ TRÊS MESES PARA APRESENTAR PLANOS DE REFINAÇÃO DO LÍTIO

O Governo do Zimbábue determinou que as mineradoras têm até Março de 2024 para desenvolverem planos para a fabricação de lítio no país. O que se pretende é aproveitar a crescente demanda pelo mineral, que é usado para fabricação de bateria e energia renovável.

A medida surge depois de o país da África Austral proibir a exportação do lítio bruto e colocar uma tarifa de exportação de 5% sobre os concentrados.

Mthuli Ncube, ministro das Finanças, disse durante uma declaração orçamental no Parlamento, que o governo não vê o concentrado que os mineiros no país tem feito como beneficiamento.

"As empresas produtoras de lítio devem apresentar seus planos de beneficiamento até 31 de março de 2024."

Ncube disse também que os potenciais mineradores de lítio não receberão novas licenças até que seus planos de beneficiamento sejam aprovados.

A terceira maior exportação mineral do Zimbábue nos primeiros nove meses de 2023 foi de lítio, no valor de US$ 209 milhões em moeda estrangeira. Seguiram-se os metais do grupo da platina (PGM) e o ouro.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds