Minas de Angola
Minas de Angola

UMA ENGENHEIRA CUJO TRABALHO FALA POR SI: VÂNIA FERREIRA FALA DO SUCESSO NA YETWENE

Os que trabalham no sector de planeamento mineiro e exploração sabem que o processo começa com a identificação das reservas geológicas. Depois, cria-se uma estrutura de apoio para a exploração, tratamento, engenharia e a sustentabilidade. O objectivo é garantir a extracção do minério de forma segura e eficaz para a recuperação do produto final, que, no caso da Yetwene, onde Vânia Ferreira trabalha, é o diamante.

O processo de extracção de diamante é um trabalho complexo, que requer a conjugação de várias especialidades, entre operadores de engenhos, electricistas, serralheiros e geólogos, como é o caso de Vânia, que após terminar os estudos, começou a estagiar na Sociedade Mineira do Catoca, o 4º maior kimerlito do mundo.

Lá, a jovem engenheira ganhou experiência, que hoje lhe tem garantido o sucesso na Yetwene, onde está há 4 anos e desempenha a função de chefe de departamento de planeamento mineiro e exploração.

Bastante metódica, comprometida e com um perfil profissional invejável, a jovem angolana conversa a seguir com o Minas de Angola sobre  a sua experiência no sector dos diamantes. Acompanhe!

Em geral, como funciona uma mina?

Costumo dizer que uma mina funciona em circuito ou seja de forma cíclica. Tudo começa com a identificação das reservas por parte da Geologia e depois é criada uma estrutura de apoio à nível de exploração, tratamento do minério, engenharia e sustentabilidade onde o objecto principal é garantir a extracção do minério de forma segura e eficaz e a recuperação do produto final, que, no nosso caso, é o diamante.

O quê que um chefe de planeamento mineiro e exploração faz numa mina?

Como chefe de planeamento mineiro e exploração, sou responsável pela elaboração do plano de exploração e pela maximização da utilização dos meios e equipamentos durante as actividades de exploração, sou ainda responsável pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho a nível de produção e pelo controle dos custos operacionais.

Tecnicamente como começa e termina o processo de exploração de uma mina?

O processo de exploração de uma mina começa com a identificação dos alvos geológicos e avaliação económica dos mesmos, elaboração de um plano de lavra viável e termina com a implementação de um plano de recuperação das áreas degradadas de modos a reduzir os impactos causados ao meio ambiente e garantir o equilíbrio dos ecossistemas.

O que é indispensável para o bom desempenho da actividade de um chefe de planeamento mineiro e exploração?

Para o bom desempenho da actividade de um chefe de planeamento mineiro e exploração é indispensável ter um pensamento bastante analítico sendo que lidamos diariamente com números, prestar atenção aos detalhes e ter a capacidade de mudar e/ou adaptar estratégias sempre que necessário uma vez que as condições do terreno nem sempre são favoráveis aos planos que desenhamos em papel.

Como tem feito para responder aos desafios que lhe são apresentados na sua empresa?

Procuro sempre trabalhar em equipa e ouvir a opinião de todos aqueles que lidero, independemente do cargo, função que desempenha ou nível académico. Aprendo com todos e acredito piamente que juntos somos mais fortes.

O sucesso ou o fracasso de uma mina depende muito da área de planeamento. Como é que tem feito para que os seus esfoços terminem em sucesso?

Procuro sempre antecipar situações, prever cenários,  capacitar-me cada vez mais e descentralizar as actividades.

Gostaria de comparar isso que descreveu com a realidade da sua empresa?

Comparando a realidade da minha empresa, faço o acompanhamento diário das metas traçadas e quando um indicador apresenta um comportamento diferente do programado, é feito um estudo analítico imediato de modos a evitar situações futuras que possam comprometer as metas de produção.

Se olharmos para aquilo que acabou por enumerar, notamos que o chefe de planeamento tem um trabalho árduo. Quais são os seus maiores desafios?

No que toca a exploração, o sector mineiro tem uma cultura extremamente operacional e de baixo planeamento seja a curto ou longo prazo. Muitas vezes limitamo-nos simplesmente em executar sem tentar de facto analisar se compensa ou não executar determinada actividade. O meu desáfio tem sido a mudança desse paradigma logo a partir da estrutura de base que são os operadores de equipamentos, tentar fazê-los perceber que não devemos apenas nos limitar em sermos meros executores e sim pequenos gestores dentro da estrutura do departamento, analisando riscos, custos e garantindo a continuidade dos trabalhos através do cumprimento de objectivos .

Quais acha que são hoje os principais desafios da mulher mineira no País?

Felizmente a mulher mineira já tem conquistado alguma presença no sector. O principal desafio a meu ver continua a ser o sistema de rotação. Por ser uma actividade que exige que nos desloquemos para outras paragens, distante do seio familiar acaba por dificultar na hora de equilibrar com os restantes pilares da nossa vida. Esse aspecto não se restringe apenas as mulheres, mas ao trabalhador mineiro no geral. Entretanto, noto muita desistência por parte das mulheres em fazer carreira devido ao período de permanência na mina.

Quais são as suas ambições?

As minhas ambições centram-se em um dia ser referência no sector e poder contribuir para o desenvolvimento do mesmo, participando activamente na implementação de políticas que possam impactar de forma positiva.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds