Minas de Angola
Minas de Angola

ANGOLA COMPROMETIDA EM PROMOVER A GEOCIÊNCIA  

A Organização de Estudos Geológicos Africanos (OAGS) escolheu Angola para acolher a sua 15.ª Assembleia Geral. Esta é a primeira vez que o evento é realizado num país lusófono.

O evento está a ser organizado pelo Instituto Geológico de Angola desde o dia 15 de Novembro e encerra hoje (17), com uma excursão no Miradouro da Lua.

A 15.ª Assembleia Geral da Organização de Estudos Geológicos Africanos é um espaço para a promoção e apoio de programas e iniciativas geocientíficas de excelência no continente, particularmente através da avaliação de recursos minerais; recursos hídricos sustentáveis; uso e desenvolvimento sustentável da terra, mitigação de riscos e gestão ambiental.

O organismo integra 54 países africanos e é liderado pela senegalesa Rokhaya Samba Diene, que é directora-geral do Serviço Geológico Nacional do seu país, a (SGNS).

Na sua intervenção, em Luanda, Rokhaya Diene defendeu que “uma boa investigação geológica é a base para que garantir que os nossos Estados estejam conscientes dos seus recursos dos seus países e ajuda a negociar a melhor forma de os explorar em benefício dos seus cidadãos".

A Organização de Estudos Geológicos Africanos (OAGS) foi lançada em 2007 como uma iniciativa da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), através da Parceria Mineira Africana. A Parceria Mineira de África – com todas as suas subestruturas e entidades associadas – foi agora totalmente incorporada nas estruturas da União Africana.

Composta por um Comité Executivo, a OAGS integra uma Presidência, o Senegal, 5 vice-presidentes regionais com a Argélia como representante regional do Norte, a Namíbia como o representante regional do Sul, o Uganda como o representante regional do Leste, o Burkina Faso como o representante regional do Ocidente, a República Centro-Africana como representante regional central e a África do Sul como Secretariado permanente.

A OAGS e o seu parceiro – European Geological Surveys – têm trabalhado num projecto conjunto de sucesso denominado PanAfGeo , que foi financiado pela Comissão Europeia e tem como objectivo, durante a fase actual do projecto, apoiar a formação de pessoal geocientífico de centros geológicos africanos de pesquisas.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds