Minas de Angola
Minas de Angola

ENDIAMA COMEÇOU A PAGAR EX-TRABALHADORES DAS MINAS PARALISADAS 

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola iniciou hoje (30) o processo de pagamento das compensanções aos ex-trabalhadores das empresas mineiras paralisadas há mais de dez anos, na província da Lunda Norte.

Trata-se de 2423 ex-funcionários das sociedades mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, que operavam no município de Lucapa, e dos projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, no município de Cambulo.

Os pagamentos resultam de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores. Cada um deles poderá receber uma quantia monetária que varia entre um milhão e setecentos mil e um milhão e duzentos mil kwanzas, custando aos cofres da empresa cerca de 3 mil milhões de kwanzas.

Além do valor monetário, a empresa vai ainda garantir aos ex-colaboradores um projecto de empreendedorismo, à sua escolha, e bolsas de estudos para eles e os seus dependentes.

O processo de pagamento iniciou esta segunda-feira e espera-se ser concluído em Junho de 2024, após a segunda fase do processo de cadastramento dos ex-trabalhadores em falta, segundo o coordenador da Comissão Técnica Conjunta das negociações, Felizardo Elias.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds