Minas de Angola
Minas de Angola

CABINDA GANHA MAIS UM NOVO PROJECTO DE OURO COM LAVARIA CAPAZ DE PROCESSAR 150 TONELADAS DE MINÉRIO POR HORA  

Cinco meses depois da entrada em funcionamento do Projecto aurífero do Buco Zau, Cabinda volta a receber mais um projecto de ouro. Trata-se do a Sociedade Mineira do Lufo, com uma lavaria capaz de processar 150 toneladas por hora (tph) e com estimativa de 3 900 Oz/ano a partir de depósito secundário.

O projecto entra em funcionamento hoje. Jaz sobre uma área de 375.01 km2. Tem a classificação “Brown Field” e continuará a actualizar as suas reservas de acordo com os resultados.

Actualmente, o seu minério é extraído em 16 blocos e armazenado na zona de tratamento, com  resultados: 609.976 m3, correspondendo a 1.070.988 toneladas de armazenado; com lavaria em comissionamento e produção experimental em curso.

A sociedade Mineira do Lufo contou com um investimento de USD 15,2 milhões. Terá duzentos e quarenta e oito funcionários efectivos, dos quais 238 angolanos (95) e 10 estrangeiros de nacionalidades brasileira e filipina. Concluída a segunda fase, poderá gerar 1,300 postos de trabalho inderetos.

O Lufo actua em duas frentes de trabalho simultaneamente, para avaliação de mineralizações auríferas primárias e secundárias. Até o momento, foram avaliados 19% da área potencial do ouro secundário.

Actividades prospectivas para mineralizações auríferas primárias estão avançadas, como mapeamento, geofísica e geoquímica, com os resultados preliminares para delineamento de zonas para sondagem exploratória.

Plano de Impacto ambiental 

Para a segurança ambiental, foram plantadas um total de 15,000 mudas de árvores/plantas nativas da floresta do Mayombe, com um viveiro com espécies de memenga, sufucala, mangueira, nkokongo, ngulo manza, palmeira, tacule, moabi, limba, nphava, kambala, phosa, nvanza, além de monitoramento de parámetros físico-químico das águas fluviais à volta da mina.

Outros Projectos de Ouro

O Lufo surge 5 meses depois de um outro aurífero no Buco-Zau, inaugurado a 3 de Maio.  O projecto aurífero do Buco-Zau tem capacidade para tratamento de 100 toneladas por hora. Emprega 220 funcionários. Está orçado em 11 milhões de dólares e instalado numa área de 331,75 quilómetros quadrados.

Com a entrada em funcionamento do Lufo e do projecto do Buco-Zau, falta agora o projecto Mongo-Mongo e Lombe Mining.

Dados indicam que, nos últimos anos, o Governo licenciou 28 projectos de mineração de ouro, 20 dos quais já em prospecção. A capacidade média de produção de cada mina é de 4,5 kg por mês de concentrado de ouro - uma quantidade significativa para o mercado.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds