Minas de Angola
Minas de Angola

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ASSEGURA A CONSTRUÇÃO DE 29 NOVAS FÁBRICAS DE LAPIDAÇÃO DE DIAMANTES

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, assegurou que está em curso no país a construção de mais 29 fábricas de lapidação de diamantes no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero do Saurimo e no Pólo do Dundo.

Quanto ao estado da indústria de lapidação de diamantes, o Chefe de Estado disse que esta não só é uma realidade, como continua a demonstrar capacidade de crescimento. Com a recente inauguração de mais uma fábrica de lapidação, com capacidade para lapidar 5 mil quilates, o país passou a ter sete lapidadoras, estando ainda em curso a construção de mais 29 fábricas, sendo 25 no Pólo Diamantífero de Saurimo e 4 no Pólo Diamantífero do Dundo.

O governante falava durante o discurso sobre o Estado da Nação, na sessão de abertura do segundo ano legislativo da 5ª Legislatura. De acordo com o Chefe de Estado, as reformas institucionais desenvolvidas no sector dos recursos minerais aumentou a confiança dos investidores, permitindo que algumas das grandes empresas do mundo viessem desenvolver suas actividades no país.

JL sustentou seus argumentos lembrando os projectos de prospecção de cobre, no Moxico, de níquel, cobre e cobalto, nas províncias do Cunene e Cuando Cubango, desenvolvidos pela Anglo-American; além de outros de prospecção de diamantes e cobre desenvolvidos pela Rio Tinto.

A reentrada da De Beers, que está em prospecção de diamantes na Lunda Sul e Lunda Norte; ou a entrada da Pensana Metals, que desenvolve a prospecção e exploração de elementos de terras raras no Huambo; e o projecto da Minbos Resources, para a exploração de fosfatos, em Cabinda, é um outro exemplo disso, ilustrou.

O político apontou algumas conquistas do sector, reaçando a conclusão e inauguração do projecto diamantífero Yetwene, e adiantou que, “ainda este ano será inaugurado a mina do Luaxe, localizada na Lunda Sul”, que passará a ser o maior projecto de diamantes do país até à data. JL informou, também, que estão em curso outros importantes projectos diamantíferos, destacando o projecto da Lulo.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds