Minas de Angola
Minas de Angola

DE BERRS A UM PASSO PARA FECHAR NOVO ACORDO DE VENDA DE DIAMANTES COM BOTSWANA

A gigante dos diamantes e Botswana assinaram um documento que lhes permitirá estabelecer novos acordos sobre as vendas de diamantes.

A carta de intenções contém questões estruturantes entre as partes, em relação ao acordo de mineração, que inclui um novo acordo de vendas de 10 anos para a produção de diamantes brutos da Debswana e estenderá a licença de mineração da De Beers no país até o final de 2054.

O documento apresenta detalhes e clarifica os aspectos comerciais e operacionais do negócio. À mesa estiveram também discussões de temas relacionados com o Fundo de Diamantes para o Desenvolvimento — um projecto para ajudar a diversificar a economia do Botswana —, loteamentos de suprimentos de Debswana, arranjos económicos, desenvolvimento de talentos e desenvolvimento da cadeia de valor, detalhou De Beers.

O ministro de minerais e energia de Botswana, Lefoko Maxwell Moagi, considerou o acordo um passo importante e um novo capítulo na história da indústria mineira do seu país, à medida que avançam em direcção à finalização dos contratos e à implementação dos novos acordos transformacionais.

Em Julho deste ano, as duas entidades assinaram um "acordo de princípio", que destinou 30% da produção de Debswana para a empresa comercial estatal de Botswana, a Okavango Diamond Company. Esse percentual aumentará progressivamente para 50% durante o acordo de 10 anos. A De Beers também planeia fazer parceria com Botswana na venda de diamantes excepcionais, com ambas as partes a assumir uma parte dos lucros polidos.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds