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CRISE DOS DIAMANTES: PEDRAS MENOS BONITAS ESTÃO A PERDER ESPAÇO NO MERCADO

Os revendedores dizem que nos últimos tempos as vendas ao consumidor vai concentrando a demanda em bens com menos falhas visíveis, enquanto os estoques de itens de categoria diferente  vão se acumulando.

Relatos da Rapaport indicam que, nas últimas semanas, o preço dos diamantes mais bonitos - como pedras limpas para os olhos, que parecem livres de inclusão para o espectador sem ajuda – cresceu, opostamente, as pedras com falhas continuam a perder terreno.

Os diamantes SI1 e SI2 têm inclusões que são "perceptíveis para um classificador qualificado com menos de 10 vezes de ampliação", de acordo com a definição do Gemological Institute of America (GIA). Essas peças, apontam a fonte, são tipicamente populares no mercado dos EUA, uma vez que oferecem um equilíbrio entre orçamento e aparência. A sua beleza, no entanto, pode variar muito, mesmo dentro de uma mesma subclasse, dependendo da localização e tamanho das manchas.

Dados da RapNet apontam que a queda geral nos gastos discricionários neste ano atingiu duramente a categoria. Os preços das pedras de 1 quilate da cor D para L e IF para a clareza SI2 caíram 3,7% durante Julho. Esta foi uma queda mais acentuada do que para o RapNet Diamond Index (RAPI™) de 1 quilate, que acompanha D a H, IF a VS2 e caiu 2,7% no mês.

Há cerca de um ano e meio, uma pedra "decente" de 1 quilate em uma das categorias SI poderia ter um desconto de 30% na Lista de Preços da Rapaport, enquanto uma pedra "ruim" com o mesmo grau de clareza ganharia até 34% de desconto, disse um executivo de uma grande empresa de corte indiana. Agora, relatou, os descontos variam de 34% a 45% para os mesmos tipos de mercadoria. Isso se traduz em uma diferença de valor de cerca de 20%.

No mês de Julho, a RapNet mostrou que os preços pedidos para diamantes de 1 quilate, H, SI2 mostraram uma distribuição mais ampla de descontos da Lista de Preços Rapaport em comparação ao Março de 2022, indicando a mesma tendência.

Segundo informações dos comerciantes, dois outros factores agravaram a situação. Um deles são os diamantes cultivados em laboratório, que permitem aos consumidores comprar pedras limpas pelos olhos pelo mesmo preço ou menos do que uma pedra natural com inclusões visíveis. O outro é a redução geral da produção polida da Índia este ano, o que criou escassez dos principais SIs.

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A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

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