Minas de Angola
Minas de Angola

JULHO DEIXA MERCADO DE DIAMANTES EM DRAMA, COM BAIXA NOS PREÇOS E VENDA DIFÍCIL

Os preços dos diamantes tiveram uma forte queda no mês de Julho, registando uma fraca demanda nas principais joalharias. A redução de 5% a 15% dos preços brutos da De Beers contribuiu significativamente para este declínio, associado à forte concorrência dos sintéticos.

Neste período, as saídas das pedras de 0,50 a 2,99 quilates foram extremamente fracas. As formas extravagantes estiveram melhores, mas ao mesmo tempo, registaram pedidos para as marcas mais bonitas.

De acordo com um documento da RapNet Diamond Index (RAPI), consultado pelo Minas de Angola, 1 quilate caiu 2,7% no mês. Ontem, 1 de Agosto, estava 6.716, uma queda de 10,9% desde 1º de Janeiro. O RAPI também caiu em outros tamanhos, sendo os diamantes de 0,50 quilates os mais fracos.

A queda foi ainda mais acentuada para diamantes com cores e claridades mais baixas do que as faixas RAPI. O índice de preços dos itens de 1 quilate, D-L, IF-SI2 caiu 3,7% em Julho.

A inflação alta e as taxas de juros continuaram a restringir os gastos do espaço americano. O segmento de alto padrão apoiou o mercado, já que consumidores com poupança compraram joias de marca. A recuperação da China pós-lockdown não se estendeu aos diamantes.

Os fabricantes acumularam estoques de pedras menos desejáveis. No entanto, belas SIs estavam em demanda e difícil de encontrar. O número de diamantes no RapNet ficou estável durante o mês e chegou a 1,75 milhão em 1º de Agosto, reflectindo, deste modo, menor produção.

Ainda de acordo com este relatório, os revendedores e fabricantes tentaram reduzir seus estoques, sendo, no entanto, cautelosos ao comprar, por temerem que os preços caíssem ainda mais. A gravidade e a frequência das quedas de preços criaram na incerteza dos níveis de preços futuros.

O sector de diamantes cultivados em laboratório continuou a ganhar participação do mercado, especialmente em produtos SI1 de 3 a 1 quilates. Os joalheiros foram atraídos pelas fortes margens: os preços dos sintéticos no atacado despencaram, mas os preços nas joalharias continuam altos. Vários grandes fabricantes de polidos também entraram no espaço sintético.

As compras brutas permaneceram baixas devido à fraca demanda polida e margens de fabricação incertas. A De Beers reduziu os preços dos diamantes brutos maiores em 5% a 15% no mês de Julho, registando vendas de US$ 410 milhões – o menor desde Dezembro de 2021.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds