Minas de Angola
Minas de Angola

CHRISTIE'S ‘OBRIGADA’ A ENTREGAR METADE DO LUCRO DAS JOIAS HORTEN A INSTITUIÇÕES DE CARIDADE

A Federação Mundial De Bolsas De Diamantes exige que, pelo menos, metade do dinheiro das joias Horten conseguido no leilão da Christie's seja entregue a instituições de caridade ligadas às vítimas do holocausto nazi.

Composta por mais de 700 joias, a colecção pertencia à milionária austríaca Heidi Horten, viúva de um alemão que fez fortuna por causa da sua relação com o nazismo e rendeu, em Maio último, mais de 202 milhões de dólares norte-americanos no leilão Christie's.

Numa carta endereçada a Christie's, datada de 5 de Maio, o Conselho Executivo do WFDB pediu para que maior parte desses valores fosse doada a instituições de caridade que apoiam o bem-estar dos sobreviventes do Holocausto e para a educação.

“Solicitei também que o montante da contribuição e as organizações beneficiárias fossem tornados públicos”, disse, justificando que a colecção está contaminadas pelos laços nazistas de Horten e pela pilhagem da riqueza judaica.

A Christie's, no entanto, já informou que parte dos 98% dos lotes vendidos foi para Europa e no Oriente Médio; 28%, nas Américas; e 22%, na Ásia, afirmando que o montante arrecadado seria doado a uma fundação que apoia causas filantrópicas, conforme a vontade de Heidi.

Além disso, assegurou que faria uma "uma doação significativa" dos lucros a instituições judaicas e à educação sobre o Holocausto, que considera ser de "importância vital".

-

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds