Minas de Angola
Minas de Angola

TANZÂNIA ASSINA ACORDO DE 667 MILHÕES DE USD PARA EXPLORAÇÃO DE TERRAS RARAS

A Tanzânia assinou acordos no valor de US $ 667 milhões com três empresas australianas para extração de terras raras e grafite. Os acordos rubricados na passada segunda-feira (17 ) surge como parte da agenda do presidente daquele país para acelerar as negociações dos projectos de mineração e energia pendentes há anos.

Os minerais serão extraídos no sudoeste do país, propriamente na região de Ngualla pelas empresas Evolution Energy Minerals, Ecograf Ltd e Peak Rare Earths. A Tanzânia terá uma participação de 16% em cada empresas, disse uma fonte de negociação do governo, citado pela imprensa local.

As aainaturas surgem numa altura em que o governo dos EUA e aliados, incluindo a própria Austrália, qlutam para reduzir a dependência da China do conjunto desses 17 minerais usados em electrónicos de consumo, veículos elétricos, smartphones, energia renovável e equipamentos militares.

A mesma fonte do governo tanzaniano assegurou também que que a Evolution Energy Minerals e a Ecograf minerariam grafite no sul e leste da Tanzânia. A Ecograf estará também no norte do país.

Sobre o grafite é um mineral usado para a extremidade negativa de uma bateria de íons de lítio, conhecida como ânodo. Cerca de 70% de todo o grafite vem da China, e existem poucas alternativas viáveis para as baterias.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds