Minas de Angola
Minas de Angola

CONFERÊNCIA RÚSSIA-ÁFRICA: "É A RÚSSIA E OS PAÍSES AFRICANOS QUE SÃO CHAMADOS A SE TORNAREM OS MOTORES DE MUDANÇA DO MUNDO”

O Comité de Ecologia, Recursos Naturais e Protecção Ambiental da Rússia reúne desde ontem líderes e representantes parlamentares de países africanos para a Conferência Parlamentar Internacional Rússia – África a fim de abordar temas como “cooperação educacional, científica e tecnológica no domínio da utilização do subsolo".

O desenvolvimento do capital humano, das tecnologias e uma maior responsabilidade social e ambiental das empresas são as áreas-chave apresentadas pelo governo russo e sobre a qual, refere, depende o bem-estar dos estados-membros.

O encontro parlamentar começou ontem e termina esta segunda-feira (20). O terceiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Raul Augusto Lima, representa o Estado angolano nesta conferência, apurou o Minas de Angola.

Dados apontam que, aproximadamente, 30% das reservas minerais do mundo, 8% das reservas mundiais de gás natural, 12% do petróleo, cerca de 90% do cromo e da platina e 40% do ouro estão concentrados no continente africano.

No seu discurso, o Presidente do Comité de Ecologia, Recursos Naturais e Protecção Ambiental da Rússia, Dmitry Kobylkin, sublinhou a importância que se tem dado ao potencial da África, que aumentou com o desenvolvimento da tecnologia. As tecnologias modernas são um componente importante da economia, observou.

Segundo este responsável, a Rússia acumulou uma experiência significativa em exploração e produção de minerais, e está pronta para partilhar essa experiência. Além disso, as empresas russas operam em muitos países africanos sendo portadores de muitas tecnologias que são adaptadas, tendo em conta o clima e as características locais.

Ao longo dos anos, aponta, a Rússia, concentrou reservas significativas de recursos naturais necessários para a transição energética e desenvolveu tecnologias de ponta. Em termos de capital humano, o dirigente disse ser importante melhorar a educação dos cidadãos dos países-membros, que não deve ser apenas responsabilidade dos estados, mas também das empresas. "O mundo está a mudar rapidamente, e é a Rússia e os países africanos que são chamados a se tornarem os motores dessas mudanças”, enfatizou.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds