Minas de Angola
Minas de Angola

“CASO DE SUBORNO” LEVA RIO TINTO A PAGAR 15 MILHÕES DE USD

O Grupo Rio Tinto aceitou pagar uma multa de US $ 15 milhões para resolver as reivindicações dos Estados Unidos sobre um caso de suborno na Guiné Conacri, que tinha levado, há seis anos, à demissão de dois dos seus altos funcionários.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, um consultor político que trabalha para a empresa, tentou subornar um funcionário do governo guineense. Além disso, prossegue a fonte, a Rio Tinto também não registou adequadamente seus pagamentos, acrescentando que a mineradora tinha controles contábeis inadequados.

Sem admitir ou negar as violações, a gigante da mineração aceitou pagar a penalidade. O regulador argumentou que a conduta violava a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior. As alegações fazem parte da longa e turbulenta história do Rio na Guiné Conacri, que tentava ter acesso às ricas reservas de minério de ferro da região de Simandou, que havia motivado, em 2016, à demissão de dois dos seus altos funcionários.

 A resolução, apresentada esta segunda-feira, resulta de uma investigação sobre a conduta de 2011, quando a Rio Tinto contratou um banqueiro de investimento francês para ajudar na questão dos direitos de mineração na Guiné.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds