Minas de Angola
Minas de Angola

SUSPENÇÃO DA HISTÓRICA MINA WILLIAMSON "LEVA" TÂNZANIA A LUCRAR SETE VEZES MAIS COM DIAMANTES

As exportações de diamantes da Tanzânia aumentaram significativamente para US $ 63,1 milhões (USD) em valor até Novembro de 2022. Isso é mais de sete vezes o valor de exportação de US $ 8,4 milhões que foi registado na análise ano a ano desde Novembro de 2021.

O bom desempenho da empresa foi atribuído à produtora Williamson Mines, detida desde Setembro de 2008 pela Petra Diamonds Ltd após adquiri-la da De Beers, que em 1994, comprou 75% das acções da mão do governo.

 O valor da exportação de diamantes do ano passado indica que houve uma melhoria significativa pós-pandemia. No entanto, ainda não foi possível atingir os valores registados em 2018 e 2019, de 82,5 e 81,4 milhões de dólares americanos, respetivamente.

O valor de exportação de diamantes para este ano tende a registar novas variações, uma vez que Williamson encerrou temporariamente as operações devido a uma recente violação de rejeitos em 7 de Novembro de 2022 e só a retomará em 2024, segundo informações do governo.

Até ao momento a Petra Diamonds está a lidar com as consequências nefastas do incidente. Mas, o Banco da Tanzânia revelou que o país exportou cerca de 63 milhões de dólares americanos em diamantes até o mês de Novembro do ano passado. Foi o maior valor arrecadado dos últimos dois anos.

A indústria de diamantes da Tanzânia é caracterizada desde década de 1930, por uma dispersão de operações de mineração pequenas que eram insignificantes para a economia do país. Surge então o Dr. Williamson, que foi contratado por uma dessas operações, a mina de diamantes Mabuki, em 1938, que a utilizou como base para a prospeção de diamantes na região.

Em 1940, Williamson descobriu o tubo de kimberlito Mwadui e, no decorrer dos anos seguintes, desenvolveu a mina, tornando-a, em 1950 como a primeira mina de diamantes mais significativa na Tanzânia. 

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds