Minas de Angola
Minas de Angola

ZIMBABWE COMPRA DIAMANTES EM EXCESSO PARA CONSTRUIR RESERVAS

O banco central do Zimbabwe planeia comprar diamantes por excesso à Zimbabwe Consolidated Diamond Company (ZCDC) para construir reservas nacionais e acabar com o contrabando das joias, de acordo com relatórios dos meios de comunicação locais.

A Zimbabwe Independent relata que Harare tinha contratado o Banco de Reservas do Zimbabué (RBZ) para liquidar uma dívida de 80 milhões de dólares americanos ao Banco de Comércio e Desenvolvimento (TDB), o antigo Banco PTA. 

O governo do Zimbabué quer liquidar a dívida através de um acordo de troca de diamantes. O banco central terá levado cerca de 1,5 milhões de quilates do ZCDC enquanto outra estrutura foi negociada, que verá o RBZ comprar diamantes em excesso à empresa diamantífera estatal. Este acordo permitirá à ZCDC obter fundos para as operações. 

"Há um plano do governo para limpar o Banco PTA dos seus livros. A partir de agora, iremos receber diamantes em excesso da ZCDC em termos do Instrumento Estatutário 189 de 2022 para a construção de reservas nacionais em espécie", o governador da RBZ, John Mangudya, foi citado como tendo dito. "Isto inclui diamantes, ouro, lítio, platina e paládio". Isto é necessário para aumentar as reservas do país, que também serão utilizadas para expurgar as dívidas estrangeiras, por exemplo, do governo".

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds