O sector dos recursos minerais poderá, nos próximos tempos, contar com novos projectos mineiros. A garantia foi dada esta segunda-feira, em Luanda, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. O governante falava numa colectiva de imprensa à margem da cerimónia de tomada de posse da nova direcção do Instituto Geológico de Angola “IGEO”, que tem como Presidente do Conselho de Administração, José Manuel.
O sector tem pela frente grandes desafios, consubstanciados no lançamento de projectos para diversificação dos recursos minerais, permitindo, assim, aumentar a sua produção e exploração e contribuir para o crescimento económico e o desenvolvimento do país. Ainda este ano, respondia o ministro ao Minas de Angola, o país poderá contar com mais projectos mineiros, tal como aconteceu no passado com Anglo-American, que efectua, neste momento, a prospecção de metais básicos no Moxico e no Cunene; a Rio Tinto, que está a trabalhar num projecto de diamantes e a iniciar um outro de prospecção de cobre e/ ou a De Beers. Diamantino Azevedo entende que, além de poderem trazer divisas para o país e criar emprego, os recursos minerais são fundamentais para alavancar outras actividades económicas. "Às vezes olhamos apenas para o petróleo, que também é um recursos mineral, para o diamante, mas há uma série de outros recursos minerais que dão também o seu contributo para a economia de um país. No nosso caso concreto, embora em pequena dimensão ainda, temos já uma pequena exploração de ouro, de manganês, uma exploração acentuada de rochas ornamentais e materiais necessários para a construção civil", realçou o dirigente. O titular revelou estar em curso a implementação de um projecto para a produção de amónia e ureia, a partir do gás. Em Cabinda, há também um outro para produção de fosfatos, pois o país está à procura de potássio para que “estejamos em condições de ter todos os elementos que compõem a cadeia de produção de fertilizantes”, algo que permitirá Angola se tornar auto-suficiente em fertilizantes. Segundo o governante, o país dispõe de bastantes projectos de prospecção de recursos minerais, como o Cobre, o Lítio. No entanto, é preciso ter em conta que, nem todos os projectos de prospecção concluem com a abertura de mina, razão pela qual “é necessário termos muitos projectos de prospecção para, no fim, termos algumas minas”, sublinha o gestor. Por isso é que o ministério continua engajado em melhorar o conhecimento geológico do país.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds