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GEMÓLOGA JURANDA BERNARDO: “OS DIAMANTES DE ANGOLA SÃO INTERNACIONALMENTE CONHECIDOS PELA SUA ALTA QUALIDADE NAS CORES, FORMAS E TAMANHOS"

 Juranda Bernardo é técnica sénior na área de comércio e avaliação de Pedras Preciosas. Actua no DMCC (Dubai Multi Commodities Centre) considerado o “hub” da comercialização de diamantes e pedras preciosas «do mundo». É angolana certificada pela  Escola Internacional de Gemologia e vive nos Emirados Árabes Unidos.

Possui um mestrado em Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) e licenciou-se em Petróleo, Gás e Recursos Minerais. Tem 10 anos de experiência profissional, sete dos quais dedicados ao sector petrolífero e três na indústria diamantífera.

Também é pesquisadora. Direcciona seus  estudos às áreas da gemologia, lapidação livre, joalheria e glíptica. Durante o seu percurso, avaliou 2 000 pedras brutas e lapidadas de diferentes tamanhos, formas e cores, entre as quais algumas consideradas das mais raras do mundo, como os diamantes vermelho e rosa, os fancies.

A partir do Dubai, a técnica fala da sua experiência sobre a preciosidade dos diamantes angolanos e apresenta o panorama sobre o comércio e avaliação das pedras preciosas, fechando, assim, o ciclo de reportagens do Minas de Angola sobre os desafios da mulher angolana na indústria, alusivo ao Março Mulher. Acompanhe a entrevista!


É gemóloga, avalia diamantes brutos e lapidados. Fale-nos da sua experiência no processo de avaliação, prospecção e determinação dos preços.

A avaliação de uma pedra a “olho nu” é subjectiva. Como avaliadores, seguimos normas e padrões de avaliação internacionais. Todavia, existem outros factores que Impactam e influenciam a determinação do valor de uma pedra. Apesar da existência do "rappaport", há que se ter em conta a realidade do mercado.

Diamantes de que países mais tem acesso?

Dubai.

Por que será que isso acontece?

Porque Dubai actualmente é considerado o “hub” da comercialização de diamantes e pedras preciosas, a exposição de produtos de várias regiões é muito maior aqui. Lido com pedras originárias de Angola, Brasil, Serra Leoa, Mali, Rússia e África do Sul.

Nesse aspecto em particular, qual a sua visão sobre o contributo de Angola no segmento? Depois do petróleo, os diamantes são considerados o segundo produto e mais importante nas exportações de Angola, desempenhando um papel chave na cadeia internacional de diamantes; Nesta vertente, o Governo angolano tem levado a cabo uma série de programas que visam desenvolver,  promover e atrair para a indústria dos recursos minerais das maiores empresas da indústria extractiva a nível mundial.  

Do lado de fora, vê-se que o negócio dos diamantes é muito complexo. O que é mais difícil no processo de venda de diamantes? É um facto que a indústria de diamantes tem enfrentado alguns desafios, mas também há muitas oportunidades. A diferenciação do mercado é um desses factores. Os diamantes são um item de luxo há muito tempo. E, até recentemente, havia alguns outros casos de uso para diamantes. Da perfuração industrial ao corte de diamante. Mas, o nosso mundo tecnológico oferece quase diariamente novas oportunidades. Os diamantes têm sido usados em lasers, painéis solares, computadores, purificação de água e muito mais. Isso é o que se chama de diferenciação horizontal. Encontrar novos usos para o mesmo produto. Neste campo, os diamantes sintéticos podem ter a vantagem. Porque a aplicabilidade é muito mais importante do que a autenticidade;

Depois, devemos também encontrar melhores formas de diferenciar ainda mais os dois mercados. Poderíamos fazer isso individualmente, ajustando o marketing e a promoção. Por exemplo, você poderia vender joias com diamantes sintéticos e extraídos e aceitar que a margem dos sintéticos seja muito menor, apenas para que o preço interno se diferenciasse dos diamantes reais dos sintéticos. Outra maneira de lidar com isso é impor mais padrões para ser mais transparente sobre o que os consumidores estão a comprar. A certificação é uma maneira de fazer isso. O problema é que os padrões só funcionam quando são implementados e aplicados em um sector.

Além dos 4 Cs, o que mais concorre para a determinação do preço do diamante? Além dos 4cs designados como as quatro principais características para a avaliação de diamantes, existem vários outros factores que  influenciam na determinação de preços de uma pedra. A qualidade dos diamantes varia em cada região. Por exemplo,  os diamantes de Angola são internacionalmente conhecidos pela sua alta qualidade, nas cores formas, tamanhos;  por este facto a origem do diamante influencia na determinação de preços,  tornando o produto um dos mais destacados dentre os de outras regiões.

Actua principalmente no Dubai Multi Commodities Centre (DMCC),  o que a sua experiência lhe diz sobre os locais onde mais se consegue vender pedras preciosas? DMCC, especificamente o Almas Tower,  alberga a concentração das maiores empresas do sector a nível mundial, posicionando Dubai como um hub global para o comércio de  diamantes naturais e cultivados em laboratório. A comercialização de pedras em Dubai é feita em leilões (tenders/ auctions),  nas casas de leilões, em eventos de caridade e exposições.

Desde que está no negócio, que meses, dias de semanas ou épocas do ano tem observado mais demanda? A maior demanda no negócio de diamantes em geral regista-se em épocas específicas, como o Dia dos Namorados, Natal e o Dia da Mãe. Estas são  as épocas que registam a maior demanda de diamantes lapidados, isto nos meses de Fevereiro, Março e Dezembro, pois a necessidade de obtenção do produto final ( joalharia) é maior.  Em contrapartida, falando um pouco da realidade do Dubai, Maio é a altura do ano que se regista maior demanda do mercado diamantífero, tanto para pedras brutas como lapidadas. O mês de Maio por ser o último o mês antes do começo verão escaldante torna-se o destino favorito de turistas. No Dubai, no final do Ramadan, o fluxo de venda aumenta consideravelmente. 

 

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A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

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