Minas de Angola
Minas de Angola

O MERCADO DO OURO: UM DECLÍNIO SUAVE DO PRINCIPAL ATIVO DEFENSIVO

O preço do ouro subiu para $2.000 a onça por um curto período de tempo em finais de Fevereiro e princípios de Março, à medida que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia aumentava, mas os riscos geopolíticos foram-se afastando gradualmente do radar dos investidores. Um aumento recorde de 40 anos na inflação nos Estados Unidos e taxas de juro mais elevadas vieram à tona. Enquanto o dinheiro da maioria dos investidores está a sair à pressa das ETFs de ouro, o consumo físico de metais também está a diminuir na indústria da joalharia na Índia e na China, liderando as compras de ouro. Especialistas atribuem a recuperação do preço do ouro à escalada dos riscos geopolíticos que estimulam a procura de ativos defensivos, o que já tinha acontecido em Março de 2022. Outro fator é o fim do ciclo apertado da política monetária, ao qual o mercado pode responder antecipadamente, ou seja, sem esperar pelo anúncio das decisões de redução das taxas.

Exigir A primeira metade de 2022 foi caracterizada por uma sólida procura de ouro, mas houve um abrandamento no segundo trimestre, o Conselho Mundial do Ouro (WGC) afirma no seu estudo. A procura global de ouro no segundo trimestre de 2022 ascendeu a 948 toneladas, o que é 8% menos do que no mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, a procura (2.189 mil toneladas) permanece 12% mais elevada no primeiro semestre do ano do que no ano anterior devido a um primeiro trimestre forte, quando o apetite pelo ouro estava no seu nível mais alto desde o quarto trimestre de 2018 sob a influência da aceleração da inflação e dos acontecimentos na Ucrânia. O preço médio do ouro no segundo trimestre foi de $1,871 por onça troy, mais 3% do que no segundo trimestre do ano passado. Mas durante o trimestre, os preços registaram uma queda de 6% sob a pressão das taxas de juro mais elevadas e de um dólar mais forte. No terceiro trimestre, o preço do ouro perdeu 10% e, no final de setembro, é de cerca de 1.630 dólares por onça troy. A queda do metal precioso acelerou em agosto-setembro, tendo como pano de fundo a política monetária mais restritiva do Fed, o dólar mais forte e o crescimento dos rendimentos do tesouro.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds