Minas de Angola
Minas de Angola

UNIÃO EUROPEIA MANTÉM PROIBIÇÃO DOS DIAMANTES RUSSOS

A União Europeia tem de deixar de importar diamantes da Rússia, disseram cinco dos 27 países do bloco numa proposta conjunta vista pela Reuters. A UE, que até agora implementou seis rondas de sanções desde que a Rússia precisa de unanimidade para chegar a acordo sobre qualquer proibição que a Bélgica - lar do maior centro de comércio de diamantes do mundo, Antuérpia - tenha rejeitado no passado.

Espera-se que a Comissão Europeia executiva da UE apresente esta semana uma proposta formal de mais sanções aos estados-membros. A Polónia, Irlanda, Lituânia, Estónia e Letónia propuseram a introdução de uma proibição de retaliação às importações de diamantes da Rússia, onde a Alrosa é o maior produtor mundial de pedras brutas. O Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia disse que as sanções iriam retirar cerca de 30% dos negócios e beneficiar os centros de comércio rivais, acrescentando que os clientes deveriam ser autorizados a decidir eles próprios se queriam pedras preciosas russas. Mas a 14 de Setembro, o Primeiro-Ministro Alexander de Croo disse a uma conferência internacional sobre diamantes que tal proibição seria uma "enorme perda" e prejudicaria uma indústria que representa 5% das exportações da Bélgica e sustenta cerca de 30.000 empregos. Um funcionário da UE e um diplomata envolvido na preparação de novas medidas contra a Rússia disse, no entanto, que se esperava agora que a Bélgica levantasse o seu veto. Na sequência da proposta da Comissão sobre novas sanções, os diplomatas e ministros negociarão até chegarem a um consenso, sob pena de o assunto ir para os 27 líderes nacionais quando se reunirem em Praga nos dias 6 e 7 de Outubro.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds