Minas de Angola
Minas de Angola

SUL-AFRICANOS EXIGEM O REGRESSO DO DIAMANTE DO CEPTRO DA RAINHA

Alguns sul-africanos apelaram à família real do Reino Unido para devolver um diamante no ceptro da falecida rainha Isabel II. A CNN informa que mais de 6.000 pessoas tinham assinado uma petição pedindo a devolução do diamante.

O diamante Cullinan foi descoberto na antiga província Transval da África do Sul em 1905 e foi alegadamente oferecido ao Rei Eduardo VII como presente dois anos mais tarde. "O diamante Cullinan deve ser devolvido à África do Sul com efeito imediato", o ativista Thanduxolo Sabelo foi citado como dizendo pelos meios de comunicação locais. "Os minerais do nosso país e de outros países continuam a beneficiar a Grã-Bretanha à custa do nosso povo". Um membro do Parlamento da oposição da África do Sul Economic Freedom Fighters (EFF) exigiu no ano passado que a África do Sul fosse devolvida o seu diamante. O político Mbusiyseni Ndlozi disse na altura que o diamante deveria ser trazido de volta à África do Sul sem compensação. A Rainha Isabel II tinha o diamante Cullinan I (ou Estrela de África), que é uma pedra em forma de Pera de 530,2 quilates e está colocada como pedra principal no majestoso Ceptro com a Cruz. O seu valor é alegadamente de 400 milhões de dólares. Petra Diamonds é atualmente proprietária da mina Cullinan.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds