Minas de Angola
Minas de Angola

RÚSSIA QUESTIONA ESPECULAÇÕES E TOTAL CONFORMIDADE DO ESQUEMA DE CERTIFICAÇÃO DO PROCESSO DE KIMBERLEY

O Ministério das Finanças da Federação Russa comentou em um artigo publicado no New York Times, que diz que os Estados Unidos e outros países estão tomando medidas que poderiam rotular oficialmente os diamantes russos como “diamantes de conflito”, disse que a Rússia sempre foi e continua sendo um participante exclusivamente responsável no Processo de Kimberley e as tentativas de questionar a total conformidade da Rússia com o Esquema de Certificação do Processo de Kimberley (KPCS) são infundadas e especulativas.

“Além disso, a Federação Russa condena as tentativas da Coalizão da Sociedade Civil apoiada por uma minoria absoluta de alguns participantes ocidentais de politizar o trabalho do Processo de Kimberley substituindo e distorcendo os princípios básicos. Consideramos absolutamente inaceitável diluir o perfil do KP”, disse o comentário. De acordo com o ministério, qualquer tentativa de classificar os diamantes russos como não conformes com o Processo Kimberley mostra um baixo nível de conscientização. A declaração do ministério russo também enfatiza que os pagamentos de impostos e dividendos das operações de mineração de diamantes na Rússia são a espinha dorsal do desenvolvimento comunitário em Yakutia, onde 90% dos diamantes são extraídos e onde cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo comunidades indígenas, vivem em condições climáticas muito adversas. “A Yakutia recebe quase todos os pagamentos orçamentários e outros impostos que fornecem investimentos direcionados nas comunidades locais há mais de 50 anos. Os dividendos são os mais importantes e para algumas comunidades locais a única fonte de financiamento para a reparação de estradas e serviços públicos, escolas, jardim-de-infância, hospitais e outras instituições”, acrescentou o comentário. “A Rússia pretende continuar discutindo a definição de “diamantes de conflito”. Acreditamos que o sucesso deste trabalho só é possível numa base despolitizada, em plena conformidade com as regras do Processo Kimberley. Esperamos que nossos oponentes se abstenham de mais acusações especulativas e se concentrem no trabalho substantivo do Processo Kimberley, mostrando respeito por outros participantes e pela indústria global de mineração de diamantes como um todo. Apelamos a todos os participantes e observadores do Processo de Kimberley que sigam rigorosamente as Regras e Procedimentos do Processo de Kimberley e a agenda acordada por consenso

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds