Minas de Angola
Minas de Angola

O QUE A MINA JAGERSFONTEIN DEVERIA TER FEITO PARA EVITAR O COLAPSO DO MURO DA BARRAGEM?

Um muro da barragem da mina de diamantes Jagersfontein, na província de Free State, na África do Sul, desmoronou-se recentemente duas vezes no espaço de duas semanas, matando uma pessoa e danificando propriedades. A barragem na mina desafetada continha resíduos líquidos de uma operação de reprocessamento de rejeitos. A De Beers vendeu a mina e os rejeitos em 2010 ao Superkolong Consortium, que incluía investidores negros. Contudo, a Stargems comprou a mina e as lixeiras de rejeitos secos circundantes em Abril passado e continua a ser o proprietário e operador através da sua subsidiária sul-africana Jagersfontein Developments. O diretor da Vietti Slurrytec, Andrew Vietti, disse ao Mathew Nyaungwa da Rough & Polished numa entrevista exclusiva que o comportamento dos rejeitos pode ser modificado para que as argilas se instalem e o espessante funcione corretamente. Ele disse que era lamentável que o pessoal da mina desconhecesse que a modificação da química da água do processo poderia ter resolvido o problema. Abaixo estão excertos da entrevista.

NA SUA OPINIÃO, O QUE CORREU MAL NA MINA DE DIAMANTES JAGERSFONTEIN NAFTALINA? Na minha opinião, foi uma combinação de fatores que se acumularam até ao fracasso. Em primeiro lugar, as argilas da mina de Jagersfontein são coloides estáveis, o que significa que não se assentam naturalmente num espessante. UMA SEGUNDA RUTURA DO MURO DA BARRAGEM DA MINA FOI REGISTADA NA MINA DE DIAMANTES DE JAGERSFONTEIN. O QUE PRECISA DE SER FEITO PARA EVITAR MAIS COLAPSOS? A segunda brecha parece não estar relacionada com a TSF a partir das últimas informações. QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE A RECENTE DECISÃO DA SOUTH AFRICAN HERITAGE RESOURCES AGENCY DE PERMITIR O ENCHIMENTO DA MINA DE DIAMANTES JAGERSFONTEIN COM RESÍDUOS DE UM SEGUNDO COMPARTIMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS? Não creio que isto seja de todo um problema. Já se tem um exemplo funcional de onde os rejeitos kimberlíticos finos foram reenchidos num poço de minas aberto. OS CRÍTICOS OPUSERAM-SE AO PREENCHIMENTO DOS FUNDOS, ARGUMENTANDO QUE ESTE IRÁ DESTRUIR O SÍTIO PATRIMONIAL. ESTÁ PERSUADIDO POR ESSE ARGUMENTO, DADOS OS PERIGOS PARA O AMBIENTE? Não, de modo algum considerando o exemplo acima. Eu seria contra o preenchimento do "Grande Buraco", que é uma atração histórica e turística, mas não creio que o fosso Jagersfontain esteja na mesma liga. QUE MEDIDAS ACHA QUE PRECISAM DE SER APLICADAS POR PRETÓRIA PARA EVITAR FUTUROS ACIDENTES MINEIROS DESTA NATUREZA? As autoridades precisam de ser atualizadas com as melhorias na tecnologia de desaguamento de rejeitos; estas tecnologias devem ser encorajadas para todos os novos projetos; devem impor estritamente o encerramento de operações inseguras quando informadas por um consultor externo. QUAL É A MELHOR FORMA DE CONTER OS REJEITOS? A melhor maneira de armazenar os sólidos finos é fazê-lo com a menor quantidade de água possível. Atualmente, os espessantes especiais podem reduzir a quantidade de água para que os resíduos pareçam pasta de dentes. QUAL É A FORMA IDEAL DE CONSTRUIR UMA INSTALAÇÃO DE REJEITOS? Não creio que haja uma forma ideal de construir uma barragem de rejeitos, pois depende de muitos fatores, tais como as propriedades dos rejeitos, a topografia do terreno, etc.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds