Minas de Angola
Minas de Angola

EXIM BANK GARANTE FINANCIAMENTO PARA ZONA LESTE DO PLANAGEO

O Exim Bank assegurou que vai financiar a zona Leste do Plano Nacional de Geologia “Planageo”. A Zona Leste, também conhecida como Zona 2, era a que faltava ao projecto e abrange as províncias do Leste do país.

Até ao momento, o Plano Nacional de Geologia já consumiu cerca de 300 milhões de dólares de financiamento. O projecto estava avaliado em 405 milhões de dólares e é um dos maiores projectos do género a nível do mundo.

Com o investimento já feito foi possível conhecer estruturas geológicas antes não conhecidas no país, como Cartas Geoquímicas, Cartas Hidrogeológicas, Cartas Geológicas à escalas de 1:1.000.000; 1:500.000; 1:250.000;1:50.000 e actualização de algumas à 1:100.000 na parte Norte e Sul, essas cartas trazem informações da geologia e a existências de alguns minerais, rochas ornamentais, materiais de construção.

Uma fonte do Instituto Geológico de Angola disse ao Minas de Angola que os preparativos para a Zona 2 do Planageo estão num bom ritmo e que muito recentemente receberam garantia de financiamento do Exim Bank.

“Tivemos a visita do Exim Bank para verificar o trabalho executado pela operadora na Zona 1, já que foi este banco que financiou a mesma e vai fazê-lo para a Zona Leste, pelo que nos foi dito este estará garantido”, revelou.

A mesma fonte informou também que, além de revelar o conhecimento de estruturas geológicas, o Planageo trouxe informações de índole científico, como dados geocronológicos que descreve os eventos geológicos que formaram as rochas (idade das rochas) e com elas os minerais. Com a sísmica passiva, explica, foi possível conhecer a espessura das areias do Kalahari que não tinhas ideia antes do PLANAGEO, que é um dado cientifico muito importante.

Segundo esta fonte, o estudo do comportamento das águas subterrâneas na Bacia do Cuvelai, na Província do Cunene, vai permitir o controlo dos níveis piezométricos dos aquíferos. Agora também com a sísmica passiva conhecemos a espessura das areias do Kalahari que não tinhas ideia antes do PLANAGEO, é um dado cientifico muito importante.

“As informações que fornecemos são indicadores de existências de ocorrências e indicações de áreas potenciais em algum mineral, isso não quer dizer que há 100% de existência de uma quantidade para ser explorada, só com a prospecção é que se pode ter a certeza. Para se chegar a uma mina existem várias fases anteriores a esta, todas elas estão plasmadas no Código Mineiro angolano”, esclareceu.

 

Ao responder sobre se a actividade geológica e mineira angolana se resume unicamente no Planageo, disse que não, porque "vê-se em todo o país a existência de projectos em prospecção e exploração", disse, lembrando que, " o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás procedeu este ano à inauguração de alguns projectos de Ouro e Diamantes".

-

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds