Minas de Angola
Minas de Angola

GRUPO CHINÊS VAI COMPRAR METADE DO LÍTIO PRODUZIDO NO NAMIBE

A empresa australiana Tyranna Resources, que opera num projecto mineiro de lítio na província do Namibe, anunciou ontem a conclusão de um acordo, no valor de 10 milhões de dólares norte-americanos, para fornecer metade do lítio da mina a um grupo chinês.

Num comunicado à bolsa de valores de Sydney (Austrália), o grupo confirmou a execução da transacção, através um pagamento antecipado de 10 milhões de dólares norte-americanos por parte da empresa chinesa Sinomine International Exploration.

Segundo o documento, citado pela Lusa, o acordo prevê que o grupo chinês adquira metade do mineral espodumena a encontrar no campo de Giraul, no Namibe. O mineral, como se sabe, representa a principal fonte do lítio, um metal raro vital para o fabrico de baterias para automóveis eléctricos.

Listada na bolsa chinesa de Hong Kong, a Sinomine International Exploration terá ainda direito a metade da polucita proveniente da mesma mina, um mineral que geralmente contém césio, um metal usado em aplicações eléctricas, electrónicas e químicas.

A Tyranna sublinhou que o acordo desta quinta-feira era também uma condição para a conclusão de uma outra transacção, anunciada no início de Março, e que prevê que a Sinomine invista 31 milhões de dólares australianos na exploração da mina.

Este investimento vai permitir "acelerar o programa de exploração em Angola", sublinhou o presidente da Tyranna, Joe Graziano, no comunicado, que refere ainda que a Sinomine vai disponibilizar duas máquinas de perfuração.

A Tyranna detém uma participação de 80% num projecto de exploração de lítio, numa área de 200 quilómetros quadrados, no campo de Giraul.

O comunicado descreve a Sinomine como sendo um grupo mineiro, com operações em mais de 40 países, e que se dedica também ao processamento de lítio para o fabrico de baterias para veículos.  

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds