Minas de Angola
Minas de Angola

ANDRÉ DEQUE É O “GRANDE VENCEDOR” DO PRÉMIO CATOCA DE JORNALISMO

O jornalista André Deque, do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), é o vencedor da primeira edição do “Grande Prémio Catoca de Jornalismo".

Destacado na província da Lunda-Norte, o profissional foi confirmado como o principal protagonista do prémio, por ter conseguido convencer o corpo do júri, que teve de lidar com um conjunto de trabalhos relevantes, mas com poucos cuidados nos aspectos deontológicos.

O profissional venceu o prémio com uma reportagem sobre a história dos antigos bairros onde habitavam os primeiros trabalhadores contratados pela empresa Diamang, para a exploração dos diamantes na região, iniciada nos anos de 1912 a 1917.

O Prémio Catoca de Jornalismo distinguiu também Paulo Miranda Júnior, na categoria de Locução, Domingos Cochi (melhor jornalista de Língua Nacional), Eduardo Leandro (jornalista do Leste) e José Rescove (reportagem), Leandro Almeida (fotografia), enquanto Maurício Vieira e Silvina Lembeno venceram no género entrevista.

Ao prémio concorreram 142 profissionais, tendo sido distinguidos apenas sete. Entre as candidaturas, houve boas propostas originais, como referiu o presidente do júri, Texeira Cândido. O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) disse que o trabalho do grande vencedor é muito relevante, pois contribui para a História da exploração dos diamantes no país.

O Prémio Catoca de Jornalismo está avaliado em 20 milhões e 500 mil kwanzas, tendo o grande vencedor recebido cinco milhões e os distinguidos nas diferentes categorias três milhões cada. Além do valor monetário, receberam ainda uma estatueta e um diploma.

Durante a cerimónia, que aconteceu este sábado numa das unidades hoteleiras da capital, foram atribuídas menções honrosas aos jornalistas Sebastião Panzo e Dias Francisco, que têm produzido textos sobre o sector mineiro no país.

A título póstumo, foram homenageados 22 jornalistas, entre os quais António Ferreira "Aleluia” e Domingos dos Santos, ambos da Edições Novembro, Edgar Cunha (TPA), Nazareth Diogo, Amaro Fonseca, Jorge Pilartes, Victoria da Graça e  Francisco Simmons (RNA). Foram ainda homenageados Siona Casimiro e Salgueiro Vicente (Rádio Eclesia), Aguiar dos Santos, Gustavo Costa, Américo Gonçalves, Castro Caintji, Francisco Cabila, Feliz Miranda, Zacarias Bungo, António Freitas e Aníbal de Melo.

Esta não será a primeira nem última edição do prémio, assegurou  o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Paulo Manuel, que pediu a classe jornalística para que esteja ligada ao projecto.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds