O projecto aurífero de Buco-Zau, província de Cabinda, será inaugurado hoje, 3 de Maio. A cerimónia oficial acontece por volta das 11 horas, indica uma nota chegada esta manhã à redacção do Minas de Angola.
Com capacidade para tratamento de 100 toneladas por hora, o projecto de Buco-Zau já estava em fase avançada de prospecção e produção piloto desde 2021. Agora, aumentou o seu volume de tratamento para 100 toneladas/hora e terá um total de 220 funcionários, com postos de trabalho directo. Orçado em 11 milhões de dólares, o projecto está instalado numa área de 331,75 quilómetros quadrados. Começou a ser montado em 2017. A fase de exploração vem desde Outubro de 2021 e será agora oficializada a sua inauguração no desfecho da Jornada do Dia do Trabalhador Mineiro. Além desta mina , será também inaugurado o Yetwene, um projecto diamantífero, na Lunda Norte, com capacidade para produzir 10 mil quilates. Dados indicam que, nos últimos anos, o País licenciou 28 projectos de mineração de ouro, 20 dos quais já em prospecção. A capacidade média de produção de cada mina é de 4,5 kg por mês de concentrado de ouro - uma quantidade significativa para o mercado. Em relação à exploração de ouro em Cabinda, há quatro empresas nacionais com contratos para prospecção e exploração de minas de ouro, a Norte da província, designadamente a Mineração Lufu, Sociedade Mineira Buco-Zau, Mongo Mongo e Lombe Mining, sendo que o do Buco-Zau é, até agora, o único oficializado.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds