Com várias potencialidades mineralógicas, o Bié precisa de investidores para explorarem seus recursos minerais. A província tem 17 minérios, mas, apenas um deles é explorado.
Estudos indicam que no centro do País há 17 recursos minerais por se explorar. Entre eles, estão o ferro, galena, diamante, rubi, granada, ilmenita, quartzo, tantalite, estivina, kimberlitos, materiais de construção de origem mineira (granitos, argilas, calcário, caulino) e águas minero-medicinais e de mesa. Durante um seminário, na capital da província, que marcou o Dia do Trabalhador Mineiro Angolano, assinalado hoje, ficou-se a saber que dos minerais existentes, apenas o diamante é explorado, isto nos municípios da Nhârea, Chitembo, Andulo, Camacupa e Cuemba, e de forma artesanal. Ao falar sobre as potencialidades minerais existentes e seu processo de licenciamento, Joaquim Kapango, assessor do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado da província, disse que há poucas empresas a apostarem na exploração de inertes, por falta de financiamento. O ferro, presente no Chivaúlo (Andulo), por exemplo, não é explorado, tal como acontece com o Quartzo, em Camacupa, Chinguar, Chitembo, Andulo e Nhârea.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds