A transformação da carteira de exploração mineira é um dos principais caminhos que o continente africano, e Angola em particular, devem percorrer se quiserem aproveitar as oportunidades de negócios resultantes da transição energética.
Este desafio levará a Mining Eventos a realizar, no dia 30 de Maio, em Luanda, a segunda edição do fórum “O Negócio Mineiro”, avança uma nota de imprensa chegada esta sexta-feira à nossa redacção. O encontro terá como tema “Desafios de transição mineira – oportunidades trazidas pelos minerais críticos na visão de sectores que interagem com a indústria extractiva angolana” e vai colocar as autoridades, associações e empresas do sector a reflectirem sobre as possibilidades que identificam na transição mineira. Segundo a organização, os trabalhos de prospecção e procura dirigida aos minerais críticos poderão fazer de Angola, devido à geologia favorável, um importante espaço de exploração, a médio e longo prazo. Isto porque depois de o Governo ter informado sobre a identificação de um total de 44 ocorrências mineralógicas, onde se podem encontrar os 6 (seis) dos minerais mais importantes para a transição energética, nomeadamente níquel, cobalto, lítio, cobre, grafite e elementos de terras raras. No processo de descarbonização mundial, prossegue a mesma nota, a atenção está voltada para a África, por causa no continente, por causa do rápido crescimento de que é alvo a sua população. Com isso, espera-se que, até 2040 a procura pela energia no continente aumente em 60%, muito mais do que em qualquer outra parte do mundo.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds