Minas de Angola
Minas de Angola

SECTOR MINEIRO CONTA ACTUALMENTE COM 28 MIL TRABALHADORES

O sector mineiro angolano conta actualmente com 28 mil trabalhadores, 10% dos quais mulheres. Ou seja, em cada 100 homens na indústria mineira há pelo menos 10 mulheres.

Os dados foram avançados na apresentação das jornadas do Dia Trabalhador Mineiro, lançado na sexta-feira, no Auditório Albina Assis, Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, em Lunada, e que decorre até ao próximo dia 27 de Abril.

Ainda dominada por homens, que ocupam quase 90% da mão-de-obra, 10% da força de trabalho da indústria mineira no país está sob controlo das mulheres. Parte delas ainda limitadas nos escritórios de mineradoras ou empresas do segmento.

No entanto, nos últimos tempos, o ministério tem focado a sua tarefa no impulsionamento e visibilidade das mulheres a fim de conseguir um melhor equilíbrio. O trabalho tende a continuar, garantiu o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, durante o referido encontro.

Segundo o dirigente, o governo tem traçado planos para incentivar as empresas do sector a absorverem jovens, citando como exemplo a inauguração dos projectos da refinaria do Buco Zau (Cabinda) e o Yetwene (Lunda-Norte), integrados nas comemorações das Jornadas técnico-científicas do Dia Trabalhador Mineiro.

Com uma reserva de 5 anos,  apurou o Minas de Angola, o Yetwene vai empregar 500 pessoas e passará a produzir cerca de 10 mil quilates/mês.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds