Os operadores mineiros, autoridades administrativas e tradicionais no Bengo ficam, a partir de hoje, a saber mais sobre os direitos do exercício da actividade mineira. A acção formativa é uma iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás “MIREMPET”. Tem como objectivo munir os operadores mineiros na província com conhecimentos técnicos sobre o potencial geológico; estado actual dos projectos mineiros na província; procedimentos de outorga de direitos mineiros, protecção ambiental, entre outros.
Dados da Agência Nacional de Recursos Minerais apontam que a província tem 22 autorizações para o exercício de direitos mineiros de prospecção e exploração. Desses apenas 25% funcionam plenamente. Jacinto Cortez, director do Gabinete de Supervisão do MIREMPET, fez saber que as "poucas empresas" em funcionamento (7) estão localizadas nos municípios de Dande, Ambriz e Nambuangongo, desenvolvendo a actividade "com algumas irregularidades que podem ser corrigidas". A capacitação surge na sequência de uma visita a projectos mineiros na província, realizada pelo Gabinete de Supervisão do MIREMPET e Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo. A cidade do Soyo será a próxima a receber o evento.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds