Minas de Angola
Minas de Angola

ANGOLA TEM DIAMANTES DE CABINDA AO CUNENE

ESPERANÇA GARCIA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DE MULHERES EM GEOCIÊNCIA AFIRMA QUE, ANGOLA TEM SIM DIAMANTES DE CABINDA AO CUNENE.

QUAL É A MISSÃO DA AAMG? A Associação Angolana de Mulheres em Geociências é uma organização técnico-científica e profissional, constituída oficialmente em 27 de abril de 2015. Tem os seus objetivos alinhados às estratégias do Executivo no que concerne ao género, ao desenvolvimento sustentável e ao empoderamento técnico, profissional, económico e social das mulheres em todos os sectores do país. E para ajudar as mães jovens que vivem nas zonas diamantíferas e empoderá-las para que possam ter uma vida condigna. COMO AVALIA O POTENCIAL MINEIRO ANGOLANO ATÉ AQUI CONHECIDO? A geologia e minas é uma área ainda não suficientemente explorada. Atualmente, falamos muito do petróleo e do diamante, mas temos muitos outros recursos por explorar. Mesmo em termos de diamantes, falamos apenas de duas províncias, Lundas Norte e Sul, mas Angola tem diamantes de Cabinda ao Cunene, posso assegurar isso, só que os estudos científicos feitos por diferentes instituições para aferir esse facto não foram conclusivos. FOI LANÇADA A CAMPANHA DE INVENTARIAÇÃO DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO DE ANGOLA. O QUE ACHA DOS RESULTADOS? A campanha de inventariação do património geológico de Angola é um projeto em parceria com o Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto. Angola ainda está aquém daquilo que se espera, em termos de exploração do seu potencial geológico, pois não se conhece a magnitude do seu património geológico, daí a necessidade da sua inventariação. Concluído esse processo, será certamente uma vantagem e avanço para fins científicos e educacionais, pois geocientistas e investigadores de outras áreas do saber podem aplicar os conhecimentos na preservação da geodiversidade. É também uma forma estratégica de diversificar a economia angolana, exaltando, assim, o potencial turístico do país. Hoje, continuamos a falar sempre dos mesmos minérios que já conhecemos, mas, por exemplo, há diamantes em todas as províncias, mas é necessário que, antes, seja feita a devida inventariação. NESSE SENTIDO, QUE DESAFIOS ELENCA PARA O SECTOR? Tal como nos outros sectores de atividade económica, que exigem alto nível de cientificidade, a formação de quadros está em primeiro lugar na lista dos desafios. O sector trabalha com áreas muito técnicas, então temos de ter formação constante porque a tecnologia está sempre a evoluir. O que serve hoje amanhã será pouco útil ou já não servirá. O país tem um forte potencial mineiro, mas devemos apostar na formação de quadros e no acompanhamento das novas tecnologias.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds